sexta-feira, 1 de julho de 2011

O Solteirão



Ruim, ruim, ruim, ruim, e muito ruim. Simples assim. Nada de comédia, muito menos de comédia romântica. Nenhuma risada. Nenhum sorriso amarelo. Nenhum detalhe curioso, muito menos engraçadinho. Uma produção cansativa, longa, sem ação, sem dinâmica, com diálogos longos e sem sentido, com um elenco sem força e sem esforço. Fraco em todos os sentidos, que até surpreende ter se transformado em filme.

Não há maneira melhor de falar a respeito desse filme. Uma história sem sentido nenhum, com personagens que passam toda a produção tentando resolver problemas pessoais e que não conseguem. Muita falação. Uma narrativa lenta, chata, capaz de chatear até os mais esforçados.

Na verdade, é necessária uma força sobrenatural para conseguir chegar ao fim do filme, e quando se chega lá, lamenta-se o tempo perdido.

No filme, Roger Greenberg (Ben Stiller) é solteiro, quarentão e propositalmente desocupado. Em busca de um lugar para recomeçar sua vida, ele concorda em cuidar da casa de seu irmão em Los Angeles e tenta se reaproximar do seu antigo colega de banda (Rhys Ifans) e de sua ex-namorada (Jennifer Jason Leigh). Mas velhos amigos não são necessariamente melhores amigos, e Greenberg logo se vê forjando uma relação com a assistente pessoal de seu irmão, Florence (Greta Gerwig). Apesar de suas tentativas de não se envolver, Greenberg percebe que ele pode, no mínimo, ter encontrado uma razão para ser feliz.

O filme é muito lento, desconfortável e com uma história sem sentido nenhum. Ben Stiller errou mais uma vez, e sua atuação é completamente dispensável. Não se trata de um filme cabeça, que trata uma causa complexa. É sim, um caso que pode até ser baseado em um fato real, mas que mesmo assim, não convence e não emplaca. Se tiver força, encare sem pestanejar. Se preferir um pouco mais de ação (pouca mesmo), trate de ficar longe.

Informações Técnicas
Título no Brasil: O Solteirão
Título Original: Greenberg
País de Origem: EUA
Gênero: Comédia
Classificação etária: 16 anos
Tempo de Duração: 107 minutos
Ano de Lançamento: 2010
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.: Universal Filmes
Direção: Noah Baumbach
Elenco: Ben Stiller, Jennifer Jason Leigh, Greta Gerwig

Nenhum comentário: