segunda-feira, 18 de julho de 2011

Jumper



Mais um daqueles filmes que não deixaria nenhuma saudade se não existisse. Belos cenários, efeitos visuais moderninhos e cheios de pompas, mas com um elenco e história que confundem por sua falta de sincronia e ligação.

Lembro quando o filme foi lançado, no longínquo ano de 2008, como um dos destaques no cinema, mas o que se viu foi um fracasso nas bilheterias, não pela qualidade técnica da produção, mas por sua trama confusa, velocidade de narrativa irregular e que deixava muita coisa sem explicação.

O filme tenta ser dinâmico, mas com isso exige total atenção e dedicação do seu espectador, que se perde nos detalhes e na velocidade com que tudo é contado. Nem por isso o filme se torna rápido. Assistir até o fim exige um bom esforço. E em determinado momento, não se vê a hora de ver o fim daquele sofrimento.

No filme, David Rice (Hayden Christensen) é um Jumper, alguém capaz de se teletransportar, podendo ir a qualquer lugar, a qualquer momento. Sua vida sofre uma reviravolta quando ele percebe que está sendo perseguido por uma organização secreta com a missão de matar os Jumpers. Ele se alia a outro garoto com o mesmo poder e embarca em uma guerra que já vem sendo travada há milhares de anos. Caçado pelo mundo, aos poucos ele descobre uma verdade surpreendente sobre o próprio passado e o de sua família.

Um filme que tenta apela para o lado "X Men" do personagem, mas que confunde com seus detalhes e velocidade pela qual passa a trama. Para quem curte efeitos especiais, o filme é uma boa pedida. Mas não pense que a história poderá empolgar por causa disso. O resultado final não é dos melhores. Vale assistir, mas sem muito entusiasmo. Na verdade, acredito que existam opções muito melhores, na mesma linha de filmes com personagens e seus super poderes. Apesar do retorno fraco do filme, cogita-se uma continuação para esse ano ainda. É ver para crer. Talvez o segundo consiga ser melhor que o primeiro.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Doug Liman
Elenco: Hayden Christensen, Samuel L. Jackson, Diane Lane, Jamie Bell, Rachel Bilson, Tom Hulce, Michael Rooker, Kristen Stewart.
Produção: Lucas Foster, Simon Kinberg, Stacy Maes, Jay Sanders
Roteiro: Steven Gould, David S. Goyer, Simon Kinberg, Jim Uhls
Fotografia: Barry Peterson
Trilha Sonora: John Powell
Duração: 90 min.
Ano: 2008
País: EUA
Gênero: Ação
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: New Regency Pictures
Classificação: 12 anos

Nenhum comentário: