quinta-feira, 28 de julho de 2011

Desconhecido



Fazia algum tempo que eu não assistia um filme tão inteligente e com qualidade tão acima da média. Verdade. Tirando as animações, poucos filmes tem, de fato, mostrado uma qualidade boa ou ótima. E Desconhecido supera a média da mesmice, com uma produção que consegue agradar todos os tipos de público.

Conversei com algumas pessoas que assistiram ao filme, e também li algumas críticas, que apontavam a semelhança com a história da trilogia de Jason Bourne ou, mais especificamente, Identidade Bourne. Acho até que existe alguma semelhança. Mas tirando o elemento de perda de memória, e o personagem correr atrás da sua identidade, as semelhanças se encerram por aí. Identidade Bourne é um filme inteligente, com uma combinação de roteiro, elenco, e doses de ação, que tornam a pedida excelente.

Não que isso não aconteça com Desconhecido. Considero a produção uma pedida imperdível para quem curte um bom thriller de ação. Mas aqui a qualidade da trama acaba superando a ação.

O filme é inquieto do começo ao fim, com uma narrativa rápida, que não permite cansar seu espectador em quase duas horas de filme. As surpresas que surgem ao longo da história, de fato, mostram elementos bem amarrados. E as sequências de ação são um detalhe à parte. Não é um filme repleto de lutas e efeitos mirabolantes, mas as cenas de perseguição deixam qualquer um mordendo o braço da poltrona.

O filme conta a história de Dr. Martin Harris (Liam Neeson), que entra em coma após um grave acidente de carro em Berlim. Ao acordar, ele descobre que sua esposa (Jenuary Jones) não o reconhece e um desconhecido (Aidan Quinn) assumiu sua identidade e vive ao lado dela.

Ação do começo ao fim. Velocidade incessante. Bela fotografia. Uma história inteligente. Um elenco que funciona bem. E um Liam Neeson como não se via já fazia um tempo. Isso é o que pode se esperar dessa bela produção. Uma excelente pedida para quem procura uma produção que entrega ao espectador mais do que promete, com uma história e elementos que agradam do começo ao fim. Vale assistir e até repetir.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Jaume Collet-Serra
Elenco: Liam Neeson, January Jones, Diane Kruger, Frank Langella, Aidan Quinn, Bruno Ganz, Sebastian Koch, Mido Hamada, Karl Markovics.
Produção: Leonard Goldberg, Andrew Rona, Joel Silver
Roteiro: Oliver Butche, Stephen Cornwell
Fotografia: Flavio Martínez Labiano
Trilha Sonora: John Ottman
Duração: 113 min.
Ano: 2011
País: EUA/ Reino Unido/ França/ Alemanha
Gênero: Suspense
Cor: Colorido
Distribuidora: Warner Bros.
Estúdio: Dark Castle Entertainment / Studio Babelsberg / Studio Canal
Classificação: 14 anos

Nenhum comentário: