quinta-feira, 21 de julho de 2011

Deixe-me entrar



Um suspense com terror na medida certa. Ou seria o contrário? Não é o tipo de terror que tem rolado nos filmes atuais, com membros amputados, sangue para todos os cantos, e monstros perseguindo grupos de pessoas que foram passar as férias em alguma cabana que está localizada em uma pequena ilha nos arredores da América do Norte. E aqui, mais surpreendente ainda, são os dois protagonistas, duas crianças, que seguram bem as pontas dessa dura trama.

O filme é um remake de um outro filme sueco, com o nome Deixa Ela Entrar, e não deixa a desejar para o seu original, que já tinha sido bastante elogiado. Fato é que a fotografia e as locações são o destaque, que tem como pano de fundo o sentimento que surge entre um menino solitário e uma menina com comportamento esquisito.

A trama tem a narrativa um pouco lenta, mas por incrível que possa parecer, acaba prendendo a atenção do espectador. Um filme que surpreende no meio de tantos filmes de terror que exageram na questão do aterrorizar.

No filme, Owen (Kodi Smit-McPhee) é um garoto de 12 anos que se sente só. Na escola é provocado por outros garotos e, apesar da raiva que sente, é incapaz de reagir. Um dia, ao brincar no pátio repleto de neve do prédio onde mora, ele conhece Abby (Chloe Moretz). Ela é uma garota pálida e solitária que se mudou para a vizinhança recentemente, em companhia de seu suposto pai. Apesar do temor em se aproximar de Oskar, logo Eli se torna sua amiga. Paralelamente, uma série de assassinatos macabros acontece em que o sangue das vítimas é retirado. Abby está envolvida com estes fatos, de uma forma que Owen jamais poderia imaginar.

Pode-se dizer até que o filme é previsível, mas não de uma forma negativa. A boa dosagem entre sustos e mistérios é bastante interessante, em um filme que mais parece uma produção alternativa (tem muitas características do cinema europeu e foge de alguns modismos do cinema americano), tornam agradável essa produção, especialmente para aqueles que gostam do estilo suspense/terror. Mas para aqueles que não curtem, o destaque fica para a relação e amizade que surge ao longo da trama, entre o casal de crianças. Um filme interessante, e que vale o valor da locação.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Matt Reeves
Elenco: Chloe Moretz, Kodi Smit-McPhee, Richard Jenkins, Jimmy 'Jax' Pinchak, Sasha Barrese
Produção: Alexander Yves Brunner, Guy East, Donna Gigliotti, Carl Molinder, John Nordling, Simon Oakes, Nigel Sinclair
Roteiro: Matt Reeves
Fotografia: Greig Fraser
Trilha Sonora: Michael Giacchino
Duração: 115 min.
Ano: 2010
País: EUA
Gênero: Terror
Cor: Colorido
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Estúdio: Overture Films / Hammer Film Productions / EFTI / Goldcrest Post Production London
Classificação: 14 anos

Nenhum comentário: