sexta-feira, 29 de julho de 2011

Saga Harry Potter



Tentarei falar um pouco de toda a saga de filmes de Harry Potter, que se encerra de maneira brilhante, com o oitavo filme da série. Difícil falar das produções sem falar do fenômeno que envolve mais do que uma forma de entretenimento, mas uma mudança nos hábitos de leitura de crianças, adolescentes e adultos, ao mesmo tempo em que muitos desses espectadores cresciam lado a lado com os seus personagens preferidos.

Harry Potter se apresentou de maneira fantástica desde o seu primeiro longa. Com muitos destaques positivos. Quer seja pela qualidade acima da média de sua fotografia, direção, efeitos, e até do seu elenco de crianças. Tudo funcionou bem desde o início e, quando alguém podia imaginar que nada de novo poderia acontecer, chegava a continuação com qualidade superior à do seu anterior.

A cada novo filme, mais qualidade, mais sucesso, e mais surpresas. Tudo isso regado com muita ansiedade, pelas notícias, pelas informações, e pelo desejo de assistir a continuação da saga.

O cuidado com o público também é um diferencial da série. Assim como seus espectadores, seu elenco cresceu com a história que, por sua vez, também crescia a cada novo capítulo. Engana-se quem acha que o filme foi o mesmo do começo ao fim. Tudo se aperfeiçoou. Parecia que sempre era um filme completamente novo, renovado, mas sem esquecer os elementos de sucesso da edição anterior.

Em as Relíquias da Morte, Parte II, o filme atinge um momento grandioso. Não somente por encerrar a série de filmes, mas pelo altíssimo nível de qualidade em todos os aspectos. O elenco, mais uma vez surpreendente, que pareceu se reciclar a todo instante. A qualidade de efeitos e fotografia, que fizeram do filme uma verdadeira aula de arte. Efeitos especiais usados com maestria. A direção que conseguiu mesclar vários momentos e tempos de narração, sem tornar a história cansativa. E uma história cuja trama era surpreendente por si só.

No capítulo final da saga, Harry Potter (Daniel Radcliffe), Hermione (Emma Watson) e Ron (Rupert Grint) terão de fazer um último sacrifício para reunir os demais horcruxes, antes que Voldemort, em posse da Varinha das Varinhas, ataque Hogwarts.

Todos os filmes foram muito bons, mas este último episódio fecha a saga com chave de ouro. A produção consegue apresentar elementos que agradam a todos os tipos de público, e surpreendem até aqueles que conhecem intimamente o Harry Potter dos livros ou dos filmes anteriores. Uma série de filmes indicada para toda a família. Uma verdadeira aula de cinema. Satisfação garantida, até mesmo para quem não conseguiu ler os livros, ou para quem não gosta muito do estilo. Vale assistir, repetir, e recomeçar tudo de novo, até cansar.

FICHA TÉCNICA
Diretor: David Yates
Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Helena Bonham Carter, Ralph Fiennes, Alan Rickman, Bonnie Wright, Tom Felton, Maggie Smith, Jim Broadbent.
Produção: David Barron, David Heyman
Roteiro: Steve Kloves
Fotografia: Eduardo Serra
Ano: 2011
País: EUA/ Reino Unido
Gênero: Aventura
Cor: Colorido
Distribuidora: Warner Bros.
Estúdio: Warner Bros. / Heyday Films

Nenhum comentário: