segunda-feira, 25 de julho de 2011

Public Speaking



Um tipo de filme dirigido a um tipo de público que gosta desse estilo de cinema, esse é o caso dos documentários. Produções que costumam apresentar determinado assunto e, quer seja por meio de entrevistas, ou apresentações de especialistas, investiga esse assunto até esgotá-lo, ou até que se consiga comprovar/confirmar o ponto de vista do seu produtor.

O caso de Public Speaking pode ser caracterizado por esse detalhe. A apresentação de uma personalidade, que se "despe" para o espectador, colocando seus pensamentos e vicências para que este consiga conhecer melhor essa pessoa.

Ok, detalhes técnicos desnecessários. Mas o caso é que Public Speaking apresenta a escritora Fran Lebowitz, explicada por ela mesma. A escritora, conhecida por suas produções relacionadas a questões sociais americanas é uma figura muito irreverente, e com um ponto de vista bastante peculiar. Em formato de monólogo, onde o entrevistador apenas aparece no cantinho da cena, o filme passeia por vários assuntos, sem uma ordem rígida, como se fosse uma conversa informal com a autora.

Entrevistador, nesse caso, que é o próprio diretor do longa, ou seja, o grande diretor Martin Scorsese. Martin deixa que a personalidade se apresente e consegue deixar a narrativa do filme inquieta, como a personalidade do filme. O resultado é grandioso. Uma fotografia com cara de produto jornalístico, mas com temas atuais e interessantes, analisados sob o ponto de vista de uma pessoa controversa.

O gênero documentário costuma não agradar muito aos espectadores, mas nesse caso, o filme é uma grande pedida, quer seja pela inteligência de Fran, quer seja pela construção do filme por parte de Martin. Uma grande pedida para quem procura um novo ponto de vista para a sociedade moderna. Apesar do jeito conservador, Fran é uma pessoa surpreendente, e que conquista o ouvinte com o seu jeito falador e inquieto. Para quem curte o gênero, ou procura uma produção inteligente, é uma excelente pedida.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Martin Scorsese
Elenco: James Baldwin, William F. Buckley, Truman Capote, Pablo Casals, Candy Darling, Serge Gainsbourg, Fran Lebowitz, Oscar Levant
Produção: Margaret Bodde, Graydon Carter, Emma Tillinger Koskoff, Fran Lebowitz, Martin Scorsese
Fotografia: Ellen Kuras
Duração: 84 min.
Ano: 2010
País: EUA
Gênero: Documentário
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida

Nenhum comentário: