quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O Desinformante



Aqui está um tipo de filme para aqueles que buscam uma história mais complexa, pesada, repleta de detalhes e informações. O Desinformante capricha na profundidade do seu roteiro, criando um clima em que muitas vezes não se percebe o que é verdade ou mentira, e quando se percebe, lá vem outra avalanche de informações.

Se por um lado o filme segue uma linha de investigação interessante, por outro o filme pode ser bastante cansativo pelos escessos. Diálogos incessantes, detalhes e mais detalhes, tudo para deixar o espectador com a sensação que faz parte da trama. Se a ideia parece interessante, e apesar do roteiro inteligente, a prática pode não ser tão positiva. O filme segue uma linha exagerada, que em alguns momentos faz com que questionemos a própria história.

O filme tem cara de anos 1960/1970. Com uma fotografia cujo aspecto evidencia bastante esse detalhe. E o elenco é bastante rico, com boas atuações, principalmente do seu protagonista, Matt Damon.

No filme, Mark Whitacre (Matt Damon) é um executivo em rápida ascensão na gigante empresa da agroindústria Archer Daniels Midland. De repente, ele torna-se um informante do governo. Mesmo delatando ao FBI a conspiração para formação de cartel por parte da multinacional onde trabalha, Whitacre acredita que será transformado em herói da população e promovido na empresa. Porém, antes que tudo isso se concretize, o FBI precisa de provas, então, Whitacre, entusiasmado, concorda em usar um microfone escondido e levar um gravador na pasta, imaginando-se uma espécie de agente secreto.

Particularmente, achei o filme bastante cansativo, apesar de destacar o papel de Damon. Um roteiro cheio de detalhes exigirá máxima atenção do espectador. É um filme de extremos. Se faz seu estilo, tem tudo para agradar, mas se não faz, tem tudo para tomar seu tempo e não entreter nada nem ninguém. É um filme interessante, inteligente, que vale esse esforço.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Steven Soderbergh
Elenco: Matt Damon, Melanie Lynskey, Scott Bakula, Frank Welker, Patton Oswalt, Joel McHale, Thomas F. Wilson.
Produção: Howard Braunstein, Jennifer Fox, Gregory Jacobs, Michael Jaffe
Roteiro: Scott Z. Burns
Fotografia: Steven Soderbergh
Trilha Sonora: Marvin Hamlisch
Duração: 108 min.
Ano: 2009
País: EUA
Gênero: Policial
Cor: Colorido
Distribuidora: Warner Bros.
Estúdio: Warner Bros. / Participant Media / Groundswell Productions / Section Eight / Jaffe/ Braunstein Enterprise
Classificação: 14 anos

Nenhum comentário: