sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Brüno



Sacha Baron Cohen não é um cara fácil, e Bruno, assim como Borat, não é o tipo de filme indicado para todos os espectadores. A ideia geral é a de colocar não só o dedo, mas a mão inteira na ferida, causando um desconforto muito grande em seus espectadores. O filme abusa do humor negro, mais escrachado e tenta fazer uma crítica ao comportamento homofóbico existente na sociedade.

O filme segue uma linha parecida com a de um documentário. Ao menos a estrutura visual e de narrativa são muito parecidas com desse formato. Mas o lado "jornalístico" se encerra por aí. A história abusa para criar situações constrangedoras para os desafortunados que caíram na rede de Sacha.

O resultado disso é uma trama cheia de tons mais ácidos, que muito além do protesto (se é que podemos chamar assim), lança um olhar sobre o comportamento dito conservador dentro da sociedade americana.

No filme, o comentarista de moda austríaco Bruno leva seu programa de TV para os Estados Unidos. Pouco tempo depois, ele inicia uma corrida para virar celebridade, surpreendendo as pessoas à sua volta e colocando-as em situações desconfortáveis.

Uma produção inquietante, inteligente, abusada e fora do comum. Isso, pra dizer o mínimo. Não é o tipo de comédia que se ri o tempo todo. Na verdade, o filme exige que as pessoas achem graça de coisas que são comumente encontradas em qualquer sociedade. Exige um esforço do espectador, pelo peso dado às situações ou, mais do que isso, ao tipo de piada que se tenta fazer com determinadas passagens. Um filme interessante, mas se o você não curte humor ácido, ou pessoas em situações (muito) embaraçosas, fique longe.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Dan Mazer
Elenco: Sacha Baron Cohen, Gustaf Hammarsten, Alice Evans, Candice Cunningham, Trishelle Cannatella, Sandra Seeling, Ben Youcef, Todd Christian Hunter.
Produção: Sacha Baron Cohen, Monica Levinson, Dan Mazer, Jay Roach
Roteiro: Jeff Schaffer
Fotografia: Anthony Hardwick, Wolfgang Held
Trilha Sonora: Erran Baron Cohen
Duração: 83 min.
Ano: 2009
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Media Rights Capital / Four by Two / Everyman Pictures
Classificação: 18 anos

Nenhum comentário: