terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Encurralado



Esse surgiu do especial de 50 filmes que você deveria assistir antes de morrer, que é apresentado no canal TCM, e já está em dua quinta edição.

Comentava em outros dois posts meus (Enterrado Vivo e 127 horas) o poder aflitivo de um filme. Encurralado se encaixa nesse estilo de filme que causa aflição, é inquietante, nervoso, a ponto de deixar qualquer telespectador irritado. Por isso mesmo não é para qualquer audiência.

No filme, David Mann (Dennis Weaver) está dirigindo seu carro, atravessando a Califórnia. Quando ele tenta ultrapassar um caminhão-tanque, é ofendido pelo motorista. David não dá ouvidos e continua tentando ultrapassá-lo. A partir daí, tem início uma verdadeira guerra entre os dois. A história é contada do ponto de vista de David, mostrando os comentários que faz pra ele mesmo, enquanto vive essa situação.

Imagine só o transtorno desse camarada. E mais, imagine que o filme trata única e exclusivamente essa disputa entre motoristas. No deserto, onde uma vez ou outra cruzam um posto de gasolina, ou outro motorista que nem liga para a perseguição dos dois. E é assim o filme inteiro. Acontece que o filme é tão latente. Tão nervoso. Que você fica preso a toda loucura que existe no sentimento dos dois protagonistas.

Dizer também que são dois protagonistas é bondade demais. O foco principal é em David Mann, cuja história segue seu ponto de vista. No mais, apenas um esboço do motorista do caminhão, o vilão dessa trama absurda.

No mais, um filme extremamente normal, principalmente se considerarmos o ano de seu lançamento (1971). Nada de efeitos especiais magníficos. Nada de tomadas de perseguição invocadas. Apenas uma direção apurada (esse é o terceiro longa dirigido por Steven Spielberg), que faz com que o filme pareça ainda mais inquietante.

Não sei se é o tipo de filme a constar em uma lista pra se assistir antes de morrer, mas é um tipo de filme muito interessante, que apesar das suas limitações (por opção), consegue prender a atenção, e fazer com que o espectador faça parte do sofrimento de David Mann. Uma produção interessante, que vai muito além da sua simplicidade. Vale assistir, principalmente por efeito de curiosidade. É uma produção inquieta e que provoca inquietação.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Steven Spielberg
Elenco: Dennis Weaver, Jacqueline Scott, Eddie Firestone, Lou Frizzell, Gene Dynarski, Lucille Benson, Tim Herbert, Charles Seel, Shirley O'Hara.
Produção: George Eckstein
Roteiro: Richard Matheson
Fotografia: Jack A. Marta
Trilha Sonora: Billy Goldenberg
Duração: 90 min.
Ano: 1971
País: EUA
Gênero: Ação
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Universal TV

Nenhum comentário: