sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Um Natal Iluminado



Esse é um dos filmes mais novos a entrar no circuito de comemorações de Natal. E, mesmo assim, não é sempre que faz parte da seleção natalina. Talvez pela disputa entre vizinhos que acaba imperando por quase todo o filme. Mesmo assim, é uma excelente pedida para a época.

Mais do que isso, ver em ação Danny DeVito e Matthew Broderick, já compensa o valor da locação ou da mensalidade da TV a cabo. Os dois, e somente eles, seguram a trama do começo ao fim. Danny DeVito é o falastrão de sempre. Seu jeito para comédias é incomparável. Sou grande fã desse baixinho esquisito.

A história é como qualquer outra de Natal, tem uma mensagem família de fundo e vários símbolos das comemorações americanas. Mas além disso, existe a concorrência entre vizinhos, que deixa qualquer clichê de lado, dando destaque às maluquices criadas por esses dois atores fantásticos.

O filme trata a chegada dos festejos natalinos, quando o recém-chegado na pequena cidade de Cloverdale, Buddy Hall (Danny DeVito), resolve caprichar na decoração de sua casa. A quantidade de luzes usadas fará com que sua residência seja vista do espaço. Pelo menos é essa a idéia. Seu vizinho, Steve Finch (Matthew Broderick), sempre foi conhecido como o "Sr. Natal" e vê seu posto ser ameaçado pela obsessão de Hall. Finch passa a perseguir seu novo vizinho, tentando destruir a decoração que virou atração na cidade. Essa briga levará ambos a enfrentarem grandes confusões e frustrações familiares.

Novamente, nada de invenções visuais (exceto pelas luzes dos enfeites usados na briga dos dois vizinhos), ou efeitos especiais fora de série. Uma produção que se segura em uma história de Natal mais absurda, e pela atuação de dois monstros do cinema. Um filme para toda a família, que garante boas risadas e uma mensagem de muito valor. Excelente pedida e que não pode faltar na lista de filmes de Natal de ninguém.

FICHA TÉCNICA
Diretor: John Whitesell
Elenco: Danny DeVito, Matthew Broderick, Kristin Davis. Kristin Chenoweth. Alia Shawkat, Sabrina Aldridge, Kelly Aldridge.
Produção: Michael Costigan
Roteiro: Matt Corman, Chris Ord, Don Rhymer
Fotografia: Mark Irwin
Trilha Sonora: George S. Clinton
Duração: 94 min.
Ano: 2006
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Fox Film
Estúdio: New Regency Pictures
Classificação: Livre

Nenhum comentário: