quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O Clube dos Cafajestes



Esse filme, mais de 30 anos após seus lançamento, pode significar pouca coisa, mas muitos já se espelharam (ou ao menos tentaram) em sua história absurda, mas ainda assim, muito engraçada. Estudantes, abusados e com comportamento pouco usuais já serviram de pano de fundo para inúmeras produções. Mas dificilmente conseguiram chegar aos pés de O Clube dos Cafajestes.

A trama em si já é batida, e mesmo o comportamento dos seus protagonistas, com muito sexo, drogas e rock'n roll, já não são nenhuma novidade. E a questão aqui nem é quanto a qualidade da história, que pouco acrescenta, e pode até ser chamada de previsível. O que mais merece destaque, é o elenco de estrelas, muitas que ainda despontavam, e que reunidos, conseguem dar um extra ao filme.

Tom Hulce, Stephen Furst, Mark Metcalf, Kevin Bacon, John Belushi, Bruce Bonnheim, Karen Allen, Donald Sutherland, entre outras estrelas clássicas do cinema e da comédia, são sensacionais. Tanto, que o elenco trabalha com uma naturalidade incomum, tornando a história ainda mais agradável, por mais incomum que tudo aquilo possa ser e parecer.

No mais, uma bela direção de John Landis, que deixou o filme fluir, sem se prender a detalhes desnecessários ou falatórios sem importância. A seleção musical também é muito acima da média. com clássicos, de muita qualidade, do rock.

O filme conta que em 1962, durante a época de universidade, os quatro camaradas Bluto (John Belushi), Otter (Tim Matheson), Pinto (Tom Hulce) e Flounder (Stephen Furst) abrem seu caminho acadêmico com um comportamento pra lá de ultrajante em meio às fraternidades que habitam o campus do Faber College.

Uma comédia com estilo pra lá de imitado, mas que ainda desponta como pioneira. Um elenco de muita qualidade, e uma trilha sonora pra lá de extravagante. Só isso já é suficiente para fazer desta bela produção, uma seleção imperdível para quem curte cinema de verdade, com qualidade. É provável que você compare o roteiro a muitos outros, mas dificilmente um filme desse estilo conseguiu ser tão bom. Para assistir e ter sempre na coleção.

FICHA TÉCNICA
Diretor: John Landis
Elenco: Tom Hulce, Stephen Furst, Mark Metcalf, Mary Louise Weller, Martha Smith, James Daughton, Kevin Bacon, John Belushi, Douglas Kenney, Chris Miller, Bruce Bonnheim, Karen Allen, Tim Matheson, Peter Riegert, James Widdoes
Produção: Ivan Reitman, Matty Simmons
Roteiro: Harold Ramis, Douglas Kenney, Chris Miller
Fotografia: Charles Correll
Trilha Sonora: Elmer Bernstein
Duração: 109 min.
Ano: 1978
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Universal Pictures

Nenhum comentário: