terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O estranho mundo de Jack



O estranho mundo de Jack poderia ser um filme de halloween ou, na verdade, é... mas é que em sua história surge um Papai Noel meio dark, e a intenção do protagonista de sequestra-lo, que a coisa se mistura um pouco e, enfim, o filme passa a ser pedida certa nessa época de festas.

O filme tem todo aquele jeitão de Tim Burton. Uma aparência mais escura, personagens mais bizarros, mas tudo muito bem caracterizado. Uma produção de primeira linha. Com um estilo de animação muito interessante, que utiliza bonecos animados (stop motion).

Mais uma vez, a história explora uma mensagem que se encaixa perfeitamente no clima de Natal. Mas independente disso, o roteiro é super elaborado, com excelentes tiradas e, apesar do jeitão meio escuro e assustador (algumas passagens têm mesmo toda a característica de halloween), é um filme muito acima da média, que garante a diversão de toda a família.

No filme, Jack Skellington é o rei das abóboras em Halloweentown, uma cidade onde todos os moradores têm a função de assustar os humanos durante a festa do dia das bruxas. Jack é bom nisso, mas não vê mais graça em seu trabalho. Um dia ele entra em uma floresta onde todas as árvores são portas para reinos que servem a alguma festividade dos humanos, assim entra no reino do Natal. Jack fica espantado com tanta bondade e arma um plano: raptar o Papai Noel e fazer um Natal diferente, a seu gosto. Mas na cidade de Halloweentown há quem se oponha ao plano, dificultando as coisas.

Uma história surpreendente, em um filme com estilo de animação inovador e chamativo, uma mensagem de valor, personagens bem caracterizados, uma direção que sabe valorizar os pontos certos, e um resultado surpreendente. Um filme que deve ser assistido por toda a família, e fazer parte da coleção de todos os cinéfilos. Sem dúvida, um filme que merece estar na seleção de filmes de Natal de todos.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Henry Selick
Elenco: Vozes na versão original: Danny Elfman, Chris Sarandon, Catherine O'Hara, William Hickey, Glenn Shadix.
Produção: Tim Burton, Denise Di Novi, Bill Gavin , Tim Robinson
Roteiro: Tim Burton, Michael Mc Dowell , Caroline Thompson
Fotografia: Pete Kozachik
Trilha Sonora: Danny Elfman
Duração: 75 min.
Ano: 1993
País: EUA
Gênero: Animação
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Classificação: Livre

Nenhum comentário: