segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O Grinch



Aqui, mais um "clássico" de Natal. Impossível passar a época de festas sem esbarrar nessa produção, pelo menos umas catorze vezes. Parece a mensagem de Natal com mais valor, dentre tantas que correm pela TV. Aquela coisa de "não tente roubar do Natal tudo aquilo de bom que existe".

Apesar dos cuidados com a produção, toda a narrativa baseada no conto de Dr. Seuss, e até pela atuação de Jim Carrey, o filme não tem lá muitos fãs. Ao menos não com quem conversei, e nem da minha parte. A literatura de Dr. Seuss é feita para os pequeninos, mas não tem o mesmo peso que nos EUA, onde é adorado. Suas histórias, com excelentes mensagens, são mais pesadas, e exigem mais do seu espectador/leitor.

Isso faz com que algumas pessoas prefiram filmes mais leves. Como seria normal em uma época assim. Na verdade, cheguei a ouvir que o filme é assustador demais, e que teria assustado todos os pimpolhos de casa. Pois é... não sei ao certo se isso é possível, mas apesar da boa mensagem de Natal, o filme é um pouco mais forte que o normal.

Como já destaquei, Jim Carrey parece muito confortável nesse tipo de papel, e vai bem como o perverso Grinch. Seu jeito de atuar, com caretas e "exageros" se encaixam perfeitamente no personagem.

Baseado no conto de Dr. Seuss (Theodor Geisel). O Grinch (Jim Carrey) é uma criatura verde e mesquinha que odeia o espírito de Natal. Ele pretende estragar a festa dos moradores de Quem-lândia roubando presentes e enfeites com a ajuda de seu cãozinho Max. Ao mesmo tempo, a pequena Cindy Lou Quem (Taylor Momsen), moradora de Quem-lândia, observa as pessoas pensando apenas em compras, presentes e enfeites e quer saber o significado do Natal. Os caminhos de Cindy Lou e do Grinch se cruzarão e, juntos, conhecerão o verdadeiro espírito do Natal.

Um filme curioso, com uma mensagem de Natal de valor, e que não pode faltar na seleção de filmes de Natal de ninguém. Personagens bem caracterizados, e um cuidado muito especial com toda a produção e efeitos visuais. Não faz muito meu estilo, pelos excessos e exageros da trama, mas ainda assim não deixa de ser uma produção que retrate com propriedade uma mensagem especial para a épioca de festas.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Ron Howard
Elenco: Jim Carrey, Christine Baranski, Taylor Momsen, Jeffrey Tambor, Molly Shannon, Bill Irwin, Clint Howard, Anthony Hopkins (narrador).
Produção: Brian Grazer, Ron Howard
Roteiro: Jeffrey Price, Peter S. Seaman, a partir de história de Dr. Seuss.
Fotografia: Don Peterman
Trilha Sonora: James Horner
Duração: 105 min.
Ano: 2000
País: EUA
Gênero: Comédia Dramática
Cor: Colorido
Distribuidora: Columbia Pictures
Estúdio: Universal Pictures / Imagine Entertainment
Classificação: livre

Nenhum comentário: