quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Desenhos e animações



A pergunta que me fez pensar o post de hoje é: desenhos animados e animações são dirigidas única e exclusivamente (ou em grande parte) ao público infantil? Essa semana participei de uma conversa atribulada, e também constatei que o assunto havia sido discutido em outros fóruns. Afinal de contas, desenhos só servem para o público jovem?

A grande maioria das pessoas com quem conversei exaltaram o fato de que esses tipos de produção só são dirigidos ao público infantil ou juvenil e que, de tabela, chegam ao público de marmanjos. O interessante é que esse tipo de raciocínio não tem muito embasamento científico (se é que eu posso chamá-lo assim). O pensamento é bem simples... tem personagens coloridos e, muitas vezes, fofinhos? Então só serve para crianças. O fato de ter incorporado ao nome "desenho" e "animado" simplesmente remetem ao universo infantil.

A partir daí, tudo bem se não existe uma história inteligível, uma mensagem, uma trama que exija qualquer raciocínio. O ideal é que esse tipo de filme sirva a um único propósito, entreter. Tomar o tempo das crianças. Para que os pais tenham sossego.

Alguns ainda apontaram (num momento de puro devaneio freudiano, eu receio), que esse tipo de filme só agrada o público adulto por provocar as memórias de outrora. Ou, se preferir, faz com que você se sinta criança de novo.

Prefiro pensar o contrário de tudo isso. Também não é nenhum método matemático, mas me baseio em elementos históricos importantes. Primeiramente, devo destacar que essa associação de desenhos a crianças é feita por nós adultos e, mais do que isso, foi somente a partir dos anos 1980 que os grandes estúdios (ou outros interessados) passaram a investir em desenhos e animações para o público infantil. Muitas vezes por associação a brinquedos de sucesso.

Desde o início, quando os desenhos animados passaram a fazer parte das apresentações nos cinemas (mais ou menos final 1920), sempre foram voltados ao público adulto. Essa realidade só foi mudada com a criação de apresentações especiais para crianças, principalmente após o lançamento de Mickey Mouse (o Clube do Mickey), nos anos 1950, e mesmo assim, Walt Disney sempre diria que nunca havia pensado em produzir desenhos ou animações para crianças.

Tudo no roteiro de um desenho animado era dirigido aos adultos (e, em muitos casos, ainda é). O tipo de piada. O tipo de mensagem. O tipo de comportamento dos personagens. Era comum ver caracterizações do fumo ou da bebida, ou até mesmo de sexo. Mensagens políticas, de guerra, para que as pessoas gastassem mais (ou menos) dinheiro, enfim, um conteúdo nada infantil.

Claro que esse mercado mudou, e muito do que existe hoje é voltado para as crianças, mas como avaliar uma produção que utiliza referências de filmes antigos, para um público que deveria ser, ao menos de acordo com o pensamento de alguns, infantil? Não acho que isso seja possível, e acredito que ainda hoje, esse tipo de produção valorize muito mais o público adulto. Mesmo que "desenho animado" pareça coisa de criança. E você, leitor, o que pensa a respeito disso?

Nenhum comentário: