quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A Lenda dos Guardiões



A Lenda dos Guardiões é mais um dos filmes a entrar na categoria de bonitinho mas ordinário. A parte visual do filme é perfeita, com excelentes gráficos, belíssimas animações, belos efeitos e uma preocupação muito grande com os detalhes dos personagens como das paisagens. Mas a qualidade do filme acaba por aí.

A narrativa é lenta, e a história é pra lá de previsível. Parece que a intenção foi caprichar no visual, e deixar a trama em segundo, ou terceiro plano. O resultado é um filme fraco, cansativo, e que ao chegar no fim, não deixa nenhuma saudade.

A combinação animação/direção ficou devendo. O diretor Zack Snyder parece ter se perdido após 300 e Watchmen, com elementos que não deram força à trama, como aconteceria com personagens reais. E a animação, que queria entrar na carona de Happy Feet (trata-se do mesmo estúdio), exagerou.

Aquele jeitão tradicional das corujas inteligentes e conselheiras, tão comum em outros desenhos ou filmes perdeu para o lado da coruja guerreira, interessada em acabar com seu adversário. Não me pareceu uma ideia muito brilhante.

O filme segue Soren, uma jovem coruja fascinada pelas histórias épicas contadas pelo seu pai sobre os Guardiões de Ga’Hoole, um bando mítico de guerreiros alados que lutaram em uma grande batalha para salvar todas as corujas dos maldosos Puros. Enquanto Soren sonha em algum dia unir-se aos seus heróis, seu irmão mais velho, Kludd, zomba da ideia, e prefere caçar, voar e tirar a predileção de seu pai pelo irmão mais novo.

Exceto pelos efeitos visuais, o filme é bastante fraco. Daqueles que exige atenção do espectador, mas que se você perder alguma parte, não deixará de entender a trama. Acredito que seja interessante assistir, principalmente bela beleza dos efeitos e detalhes dos personagens, no mais, é apenas mais um filme sem muito sal ou açúcar. Não chega a agradar os mais jovens, e não anima os mais velhos. Para assistir, mas sem muitas expectativas.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Zack Snyder
Elenco: Emilie de Ravin, Hugo Weaving, Ryan Kwanten, Helen Mirren, Geoffrey Rush
Produção: Zareh Nalbandian
Roteiro: John Orloff, John Collee
Ano: 2010
País: EUA/ Austrália
Gênero: Animação
Cor: Colorido
Distribuidora: Warner Bros.
Estúdio: Village Roadshow Productions / Warner Bros. / Animal Logic

Nenhum comentário: