quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Bilheterias nos EUA caminham para recorde no verão



O bruxo Harry Potter, heróis de histórias em quadrinhos e algumas mulheres desbocadas estão levando Hollywood rumo a um novo recorde neste verão, apesar da fraqueza da economia e do elevado desemprego, que fazem as pessoas segurarem os gastos.

Mostrando que a recessão não afeta os filmes, as bilheterias nos EUA e no Canadá devem registrar quase 5% a mais de vendas no período em relação ao ano passado, graças a sucessos como o final da saga "Harry Potter" e a comédias como "Operação Madrinha de Casamento" ("Bridesmaids").

As vendas de ingressos no mercado norte-americano e canadense desde o início do verão no hemisfério norte até o último final de semana eram estimadas em 3,8 bilhões de dólares. O público aumentou em 2,8%, embora isso se compare ao menor nível em 13 anos, registrado no ano passado, de acordo com dados da Hollywood.com. Os ingressos mais caros para filmes 3D e o valor médio levemente maior no geral ajudaram a melhorar a receita.

"Se mantivermos esse ritmo, devemos registrar 4,5 bilhões de dólares", o maior total já registrado no verão, disse Paul Dergarabedian, analista de bilheteria da Hollywood.com.

A temporada de filmes do verão na América do Norte, que normalmente vai do começo de maio até o feriado do Dia do Trabalho, em setembro, representa o período mais lucrativo do ano para os estúdios, com pelo menos 40% do total do ano.

Por outro lado, as vendas nas bilheterias no ano até o momento caíram 4% em relação a 2010, enquanto o público diminuiu 5% depois de fracas vendas no inverno e na primavera.

Os destaques do verão até o momento incluem "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2", que quebrou recordes ao redor do mundo e está entre os três filmes que venderam mais de 1 bilhão de dólares globalmente – os outros dois são o terceiro "Transformers" e o quarto "Piratas do Caribe".

As mulheres desbocadas de "Missão Madrinha de Casamento" e "Professora Sem Classe" arrecadaram mais que o previsto, assim como a sequência de "Se Beber Não Case". Entre os filmes de super-heróis, "Capitão América" e "Thor" tiveram boa performance, enquanto "Lanterna Verde" foi mais fraco.

Normalmente, a ida ao cinema costuma se manter relativamente bem em tempos de economia fraca, por ser uma das opções mais baratas de entretenimento.

No verão de 2008, por exemplo, as vendas domésticas nas bilheterias aumentaram 0,5% em comparação anual, embora isso se deva amplamente ao valor mais alto dos ingressos.

O sucesso na bilheteria está mais ligado à qualidade dos filmes do que tendências econômicas, disse o analista da Hollywood.com. "Bons filmes são à prova de recessão."

Nenhum comentário: