quinta-feira, 17 de maio de 2012

CANNES 2012: Saiba quais são os filmes que prometem agitar o festival


O Brasil é convidado de honra do Festival de Cannes deste ano, que começa hoje nesta quarta-feira e segue até o dia 27 de maio. Apesar do tributo ao cinema nacional e de uma presença maior de obras latinas nesta edição, a 62ª edição do festival mantém a tendência dos últimos anos de predomínio de fitas americanas na competição.

São seis produções dos Estados Unidos disputando a Palma de Ouro. Entre elas o filme de abertura, Moonrise Kingdom, de Wes Anderson. Bem contado à Palma de Ouro, Na Estrada, nova produção de Walter Salles, entra nessa conta por ser co-produção daquele país e ter como principal produtor o cineasta Francis Ford Coppola.

Há outros três longas estadunidenses com boas perspectivas no festival: Lee Daniels, do premiado Preciosa - Uma História de Esperança, chega a Cannes com seu segundo filme, The Paperboy, estrelado por Nicole Kidman, Zac Efron e Matthew McConaughey. Jeff Nichols, celebrado em 2011 com o independente O Abrigo, exibirá The Mud, produção sob grande expectativa. O neo-zelandês Andrew Dominik apresentará Killing them Softly, seu terceiro longa-metragem, o segundo em parceria com o ator Brad Pitt. O diretor promete uma releitura dos filme de máfia.

Casal Crepúsculo

Robert Pattinson e Kristen Stewart são dois novos astros a disputar atenção no tapete vermelho de Cannes este ano. E ambos estão em filme muito bem cotados. Ela é protagonista de Na Estrada, adaptação do livro de Kerouac relata uma viagem pelos Estados Unidos no fim dos anos 40, repleta de drogas, sexo, álcool. Pattinson, par romântico de Stewart em Crepúsculo, estreia o aguardado Cosmópolis, do canadense David Cronenberg. Outro forte concorrente este ano, o longa de Cronenberg trata do universo financeiro de Nova York.

América latina

A América Latina aspira à Palma de Ouro com Post Tenebras Lux, do mexicano Carlos Reygadas. O diretor não é o único mexicano na disputa oficial. Também estará presente o jovem realizador Michel Franco com Después de Lucía. O filme será apresentado na seleção oficial Um Certo Olhar, que propõe também filmes de Colômbia, Argentina e Cuba. Na mesma mostra a Argentina estará presente com Elefante Blanco, de Pablo Trapero, com Ricardo Darín. A seleção  inclui também 7 días en la Habana, que retrata essa cidade vista por sete diretores diferentes: Benicio del Toro, o espanhol Julio Medem, os argentinos Pablo Trapero e Gaspar Noé, o cubano Juan Carlos Tabío e o palestino Elía Suleiman.

Outros destaques

Três anos após o Grande Prêmio do Júri ter coroado O Profeta, o diretor francês Jacques Audiard competirá pela Palma de Ouro com De Rouille et d'os, história de um amor atormentado, com Marion Cotillard e Matthias Schoenaerts, adaptado de dois romances da coleção de Craig Davidson, relançados para a ocasião. Dos seis filmes franceses na disputa, outro destaque é Vous n'avez Encore Rien Vu, do quase nonagenário Alain Resnais, que volta a Cannes com uma releitura de Eurídice estrelada por Mathieu Amalric, Sabine Azema e Pierre Arditi.

Entre os favoritos, há ex-ganhadores da Palma de Ouro: o austríaco Michael Haneke, com Amour; o iraniano Abbas Kiarostami, que apresenta o longa Like Someone in Love; o britânico Ken Loach, com The Angels' Share; e o romeno Cristian Mungiu com o seu Dupa Dealuri.

Homenagem ao Brasil

O cinema do Brasil será o principal homenageado, como convidado de honra, no festival. O cineasta Nelson Pereira dos Santos, de 84 anos, será homenageado numa sessão especial em que será exibido o seu mais recente filme, A Música Segundo Tom Jobim. O documentário musical é uma homenagem a Jobim, o criador da bossa nova, através da montagem de uma série de videos com canções do compositor. No âmbito desta homenagem ao cinema brasileiro serão exibidos três filmes clássicos: Xica da Silva, de Cacá Diegues; Cabra Marcado para Morrer; de Eduardo Coutinho, e A Ópera do Malandro, de Ruy Guerra. O cineasta brasileiro Cacá Diegues presidirá o júri da Caméra d'or, prémio destinado a incentivar a jovem criação.

Nenhum comentário: