sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cada um tem a gêmea que merece


Aparentemente, Adam Sandler queria fazer um filme em que ele podia ser engraçado, ao mesmo tempo que controlava esse nível de graça. Será que era isso? Pelo visto, em Cada um tem a gêmea que merece, a irmã é a coisa mais engraçada no filme, enquanto que o irmão tenta ser o outro lado, um personagem mais comedido, mais equilibrado, mais sem graça.

Isso não faz com que o filme seja melhor. Por sinal, devo dizer que perto de muitas outras produções protagonizadas por Sandler, essa é uma das mais sem graça, e aredito que isso aconteça justamente por esse contraponto sério que tentou-se dar à trama. Se irmão e irmã fossem engraçados, a coisa podia deslanchar, mas como um rebate o outro do comecinho do filme, até praticamente o fim, a coisa perde o seu senti e a sua graça.

Além de Adam Sandler, o filme conta ainda com Al Pacino, Katie Holmes, e todos os amigos atores que costumam aparecer nas produções de Adam, e o elenco pouco influencia no resultado final da trama. Acho que esse é o ponto fraco da produção. Se os personagens tivessem um apelo maior, fossem mais fortes, aumentariam a qualidade do filme. Como isso não acontece, a coisa desanda em vários momentos e, quando poderia haver um filme com uma sugestão interessante, bastante engraçado, o que aparece é um filme fraco, com piadas sem muito entusiasmo.

No filme, o calmo Jack é surpreendido pela visita de sua irmã gêmea, Jill. Inicialmente, ela passaria apenas o Dia de Ação de Graças com a família de seu irmão mas, para a infelicidade de Jack, Jill acaba ficando muito mais tempo do que o esperado.

Não se trata de uma produção fantástica. Como expliquei, perto de outros filmes de Sandler, este é bastante fraquinho. Cheio de excessos e detalhes desnecessários, o filme é lento e não garante o tanto de risadas que se imagina no começo. Tenta ser daqueles filmes com mensagem com mais valor do que o desenvolvimento da história. O resultado disso é um filme fraco, sem graça, e que não consegue divertir seu espectador da maneira mais eficiente. É uma comédia leve, que aposta nos elementos errados para tentar agradar. Foi destaque no Prêmio Framboesa de Ouro deste ano, o Oscar dos piores filmes, batendo o recorde de prêmios. Não sei se seria para tanto, mas o filme não é grande coisa. Vale assistir, mas sem muitas expectativas.


FICHA TÉCNICA

Diretor: Dennis Dugan
Elenco: Adam Sandler, Al Pacino, Katie Holmes, Dana Carvey, Natalie Gal, Shaquille O'Neal, Santiago Segura, Elodie Tougne, Rohan Chand, Eugenio Derbez, David Spade
Produção: Todd Garner, Jack Giarraputo, Adam Sandler, Bettina Sofia Viviano
Roteiro: Steve Koren, Robert Smigel, Ben Zook
Fotografia: Dean Cundey
Trilha Sonora: Rupert Gregson-Williams
Duração: 91 min.
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Sony Pictures
Estúdio: Broken Road Productions / Happy Madison Productions
Classificação: 10 anos

Nenhum comentário: