sexta-feira, 2 de março de 2012

Ricky Bobby: A Toda Velocidade



O ator Will Ferrell não é o tipo de comediante comum. Seu estilo é espalhafatoso e seu tipode comédia beira o irracional, o absurdo, o gosto duvidoso. Em produções que não exigem que ele seja o centro das atenções, e que sua atuação seja apenas mais um detalhe do todo, isso pode passar despercebido. Em outros que exigem mais esforço da sua atuação, isso pode ser um problema.

Ricky Bobby: A toda velocidade enfrenta esse tipo de problema. O filme é tão estranho, que confunde qual o elemento importante. Sua história, a história de seus personagens, ou a atuação debochada de Ferrell. Esse tipo de confusão provoca uma repulsa natural e o filme se perde em um emaranhado de informações lançadas a esmo na tela, muitas delas sem nenhum sentido, achando que tudo aquilo pode provocar graça.

Talvez seja engraçado para o público americano. Algumas produções são dirigidas a um determinado público alvo, mas para nós brasileiros, o monte de bobagem agrupada em um filme assim, costuma não agradar.

Como é comum nas comédias atuais, o filme abusa dos detalhes escatológicos e, com algum esforço, pode até arrancar um sorriso amarelo do seu espectador, mas a história é tão sem sentido, com diálogos truncados e longos, chega a ser cansativo, e chegar até o fim se transforma em um grande desafio.

John C. Reilly faz dupla com Ferrell. Os dois parecem estar em uma competição para saber qual dos dois é o pior, mas no geral, o empate é o resultado mais justo. Pra fechar, Sacha Baron Cohen, de um jeito diferente daqueles comumente encontrados em seus filmes, mas que também pouco acrescenta em qualidade ao filme.

O filme conta a história de Ricky Bobby (Will Ferrell), um rebelde corredor da NASCAR que trava uma verdadeira batalha de egos com seu novo companheiro de equipe, Jean Girard (Sacha Baron Cohen). Ele se une ao amigo Cal (John C. Reilly) e juntos formam a equipe mais temida do circuito, a Thunder and Lightning.

Uma comédia debochada, bem ao estilo de Will Ferrell. No caso dessa produção, não ficou tão boa e o resultado final não dá aquela liga. É uma comédia comum, com muita falação, alguns momentos mais sujões, que podem agradar algumas pessoas, mas o resultado final é bem fraco. Existem muitas comédias boas (de verdade) à disposição, por isso, a menos que você seja muito fã dos atores, ou um curioso que não liga muito se perder tempo com um filme assim, evite o desgaste e passe longe.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Adam McKay
Elenco: Will Ferrell, Michael Clarke Duncan, Jane Lynch, Amy Adams, Monica Ivey, Elvis Costello, John C. Reilly, Sacha Baron Cohen.
Produção: Judd Apatow, Jimmy Miller
Roteiro: Will Ferrell, Adam McKay
Fotografia: Oliver Wood
Trilha Sonora: Alex Wurman
Duração: 121 min.
Ano: 2006
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Apatow Productions
Classificação: 16 anos

Nenhum comentário: