segunda-feira, 5 de março de 2012

O Segredo de Beethoven



Gosto muito desses filmes metidos a biografias, mesmo que nem sempre retratem com fidelidade fatos da vida de seus retratados. É o caso de O Segredo de Beethoven, que acaba criando uma situação inédita na vida desse grande compositor, para fazer valer o filme. Talvez não seja o tipo de homenagem ideal, mentir quando se poderia criar uma produção fantástica baseada nos grandes feitos de Beethoven, mas ao mesmo tempo é um jeito de apimentar a sua vida com algo inusitado, fazendo do mito um personagem comum, que pode sofrer a inferência de um observador externo, e mudar radicalmente a história. Nesse caso, o filme perde seu tom de biografia, e serve mais como uma ficção com personagens históricos de nome, igualmente interessante, no meu modo de entender.

Fato é que O Segredo de Beethoven é sim um grande filme. Inquieto, como deveria ser o grande compositor, que investe em Ed Harris e Diane Kruger como seu casal protagonista, e que funcionam bem. O filme investe forte na qualidade da fotografia, com belas seleções de cenários, e ótimo figurino. Tudo isso serve para enriquecer ainda mais a trama.

No mais, somente a seleção musical do filme já vale assisti-lo. Grandes músicas clássicas do começo ao fim. Sem dúvida, um achado para quem curte o estilo e aprecia uma seleção assim, de altíssimo nível.

No filme, Ed Harris interpreta o compositor Ludwig van Beethoven em seu último ano de vida. Nessa época, ele mantinha um tórrido romance com sua assistente, enquanto compunha sua famosa Nona Sinfonia. Mais do que isso, o filme apresenta uma surpresa quanto ao envolvimento de sua assistente em seu trabalho.

Uma belíssima produção, com algumas passagens mais lentas e com diálogos mais longos, que deixam o filme um pouco cansativo, mas independente disso, uma grande pedida para quem curte uma seleção musical de primeira. A produção investe bem na questão histórica da época em que se passa o filme. Um belo filme, que cumpre bem seu papel e garante boa dose de entretenimento ao seu espectador.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Agnieszka Holland
Elenco: Ed Harris, Diane Kruger, Matthew Goode, Phyllida Law, Nicholas Jones, Ralph Riach.
Produção: Sidney Kimmel, Stephen J. Rivele, Michael Taylor, Christopher Wilkinson
Roteiro: Stephen J. Rivele, Christopher Wilkinson
Fotografia: Ashley Rowe
Trilha Sonora: Ludwig van Beethoven
Duração: 104 min.
Ano: 2006
País: EUA/ Alemanha
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Sidney Kimmel Entertainment
Classificação: 10 anos

Nenhum comentário: