terça-feira, 13 de março de 2012

A Nova Cinderela - Era uma vez uma canção



Embora no Brasil o filme tenha recebido um complemento em seu nome, como se fosse uma continuação, A nova Cinderela não é exatamente uma continuação. Trata-se de uma revisita ao clássico, mas usando e abusando do estilo colegial musical de muitos filmes da atualidade. É um filme pra TV, com um jeitinho de produção adolescente, voltada para esse público, sem muito tempero.

Muitos filmes procuram seguir essa linha musical. Na verdade, parece que qualquer um pode cantar ou, só porque é ator ou atriz, tem essa capacidade já desenvolvida em seu currículo. Em alguns casos até pode parecer normal, mas com as seguidas repetições, esse detalhe acaba chateando e afastando um pouco alguns tipos de espectador.

No caso de A Nova Cinderela, a trama pode parecer com a de Cinderela, mas na verdade não segue à risca o conto clássico. O foco é mesmo na realização do sonho da protagonista, e no romance que surge no meio do caminho. Tudo muito leve e, no fundo, impessoal demais. Por isso mesmo o filme não passa do nível mediano.

O elenco não precisa se esforçar demais. Trata-se de uma seleção mediana, com destaque para Missi Pyle como a madrasta malvada. No mais, atuações que pouco acrescentam ao filme. Também não é o tipo de produção baseada em efeitos especiais ou cenas muito elaboradas. É mesmo bastante leve e previsível.

No filme, Katie tem 17 anos e trabalha como ninguém: faz tudo o que sua madrasta manda, sem reclamar, com medo de ser devolvida ao orfanato. Talentosa, ela fica furiosa quando precisa esconder que sabe cantar, para que sua meia-irmã, que não tem talento algum, consiga um contrato com uma gravadora. O presidente da gravadora, porém, precisa mesmo de uma cantora realmente talentosa para o evento de uma das melhores escolas particulares da cidade.

Uma produção leve e previsível. Embora tente usar o argumento de Cinderela, não se trata necessariamente da mesma história. É um filme pra TV, com momentos musicais, desafios e romance adolescentes. Não se trata de uma produção ruim. Confesso que já assisti ccoisa muito pior, mas também não é aquele filme magnífico. Para a criançada talvez seja uma boa pedida.

Ficha técnica
Título Original: A cinderella Story: unce upon a song
Gênero: comédia
Lançamento: 15/12/2011
Duração (tempo): 88 minutos
Classificação Indicativa: livre
País / Ano de Produção: EUA - 2011
Distribuidor (Produtora): Warner
Diretor: Damon Santostefano
Elenco: Lucy Hale - Megan Park - Freddie Stroma - Jessalyn Wanlim - Missi Pyle

Nenhum comentário: