quinta-feira, 1 de março de 2012

Awake - A vida por um fio



Embora tenha uma proposta meio sinistra, Awake - A vida por um fio, é uma boa pedida para quem procura um filme com uma tirada bastante inteligente. Primeiramente, o filme não é exatamente aquilo que se promete. Quando alguém comenta a respeito da produção, explica que é um filme que mostra um cara que vai passar por uma operação, mas cuja anestesia não é bem aplicada e o camarada acaba sentindo todos os procedimentos médicos. Em parte é isso, mas sem exageros. Claro que o filme provoca certa inquietação com essa proposta, mas a história vai muito além disso.

O roteiro não tem somente a premissa de provocar o espectador com a dor e o sofrimento. Muito pelo contrário. A história que parte desse complexo acontecimento é muito mais profunda, inteligente e surpreendente do que é possível imaginar. Existe uma trama muito bem amarrada, que surpreende de verdade o espectador. São muitas surpresas, e o filme garante boas doses de entretenimento.

O elenco é um caso à parte. Digo isso pois não se trata de um filme com efeitos especiais exagerados, cenas de perseguição, tiros, ou ação de tirar o fôlego. O elenco precisa segurar toda a trama e, merece os parabéns, já que todos são extremamente competentes e conseguem criar uma conexão com o público.

O drama aborda a história de Clay (Christensen) que é submetido a uma cirurgia no coração e inesperadamente sofre de consciência anestésica, que o deixa acordado, mas paralisado durante toda a operação. Não há como se comunicar com os médicos. Ainda que apavorada, sua mulher (Jessica Alba) deve enfrentar seus demônios e enfrentar a situação.

Esta é apenas uma sinopse superficial. O filme vai muito além disso, mas qualquer comentário extra por aqui estragaria a surpresa. A produção é simples, mas de primeira, com detalhes e reviravoltas dignas de um ótimo thriller. Não existem detalhes desnecessários. Enfim, uma excelente pedida para quem procura um filme inteligente e ótimas doses de entretenimento.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Joby Harold
Elenco: Hayden Christensen, Jessica Alba, Terrence Howard, Lena Olin, Christopher McDonald, Sam Robards, Arliss Howard, Fisher Stevens
Produção: Jason Kilot, John Penotti, Joana Vicente
Roteiro: Joby Harold
Fotografia: Russell Carpenter
Trilha Sonora: Samuel Sim
Duração: 84 min.
Ano: 2007
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Open City Films
Classificação: 14 anos

Nenhum comentário: