terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Os Smurfs



Já falei em outros posts a respeito desses filmes que misturam ação real e animação. A sensação é a de que quem viu um deles, já viu todos. E, por pior que possa parecer, o meu ponto de referência passou a ser Garfield. A partir dele, Hop, Scooby Doo (mesmo que mais antigo), Alvin e os Esquilos, e agora Os Smurfs, todos são muito parecidos, com a mesma qualidade de imagem, com o mesmo tipo de animação e, em alguns casos, até com histórias que se assemelham em alguns pontos.

Isso não quer dizer que Os Smurfs seja ruim, mas trata-se de um filme previsível, cuja intenção de relançar os velhos personagens azuizinhos parece ser maior do que a de criar um filme interessante de verdade. Nesse ponto a produção consegue atrair a atenção das crianças, mas a estratégia principal é a de matar a saudade dos marmanjos que já conheciam a série animada dos anos 1980.

No geral, é um filme interessante, muito colorido, movimentado, cheio de personagens cativantes. Mas se perde na essência de sua mensagem e ao longo da trama. O problema principal, ao meu ver, e na opinião de muitos com quem conversei, é que a história saiu do seu estado natural. O desenho animado se passava na floresta, com alguns castelos, na "realidade" de figuras da floresta. Agora eles são levados para uma grande cidade e, apesar de algumas situações curiosas, fica difícil encarar na boa a circulação daqueles seres azuis por Nova Iorque.

O elenco não deixa a desejar. Destaque para os protagonistas azuis e para o gato Cruel. Gargamel, feito por Hank Azaria, apesar de muito bem representado, não pareceu tão divertido quanto o original do desenho. Mesmo assim, não perde pontos por isso.

No filme, Gargamel (Hank Azaria) descobre o povoado mágico dos Smurfs e faz com que eles se dispersem na floresta. Desastrado pega o caminho errado e, seguido por outros, entra na gruta proibida que os leva para o Central Park. Voltar para casa é cada vez mais complicado, já que Gargamel os persegue, por isso, os Smurfs resolvem se esconder e são protegidos por um casal (Neil Patrick Harris e Jayma Mays).

Uma boa pedida para a matinê de sábado, ou quando não se tem o que assistir no domingão. Filme colorido e bastante animado, que deve agradar em cheio a criançada. Já os marmanjos ficarão felizes em rever Papai Smurf e Smurfete na ativa, novamente. Não é um filme espetacular, mas cumpre bem seu papel e garante o entretenimento do espectador.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Raja Gosnell
Elenco: Neil Patrick Harris, Alan Cumming, Katy Perry, George Lopez, Jonathan Winters, Tim Gunn, Sofia Vergara, Jayma Mays, Fred Armisen.
Produção: Jordan Kerner
Roteiro: David N. Weiss, J. David Stem
Fotografia: Phil Meheux
Duração: 103 min.
Ano: 2011
País: EUA/ Bélgica
Gênero: Animação
Cor: Colorido
Distribuidora: Sony Pictures
Estúdio: Sony Pictures Animation / Columbia Pictures
Classificação: Livre

Nenhum comentário: