quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O Menino do Pijama Listrado



Filme forte, daqueles que tratam um assunto delicado, de uma maneira ainda mais delicada. Sob o ponto de vista de crianças ou, mais do que isso, envolvendo crianças diretamente no desenvolvimento da história. A produção é tensa, séria, que no cinema provocou a saída de muita gente no meio da sessão. Não por ser um filme ruim, ou excessivamente (e desnecessariamente) forte, mas por colocar o dedo em uma ferida que teima não cicatrizar.

A produção tem um cuidado muito grande na direção e na seleção das sequências. Isso quer dizer que o filme é muito bonito e com uma trama bem construída. O roteiro, apesar de tratar um assunto pra lá de manjado, é excepcional. O resultado é um filme atrativo, que envolve o espectador e comove.

Comparo o resultado de O Menino de Pijamas Listrado a duas outras produções excepcionais na mesma linha. A Vida é Bela e O ano em que meus pais saíram de férias. Obviamente, o segundo, uma produção brasileira, não trata o nazismo, mas também coloca sob o ponto de vista de uma criança a narrativa de um problema muito grave.

O elenco, exceto por Vera Farmiga e David Thewlis, é formado por bons atores, porém menos conhecidos. Os dois garotos, Asa Butterfield e Jack Scanlon, encaram o drama como atores experientes, e dominam o filme do começo ao fim.

O filme acontece durante a Segunda Guerra Mundial, quando uma família alemã se muda de Berlim para Auschwitz, e o patriarca é ordenado a trabalhar em um campo de concentração. Assim, Bruno, um garoto de 8 anos e filho do oficial, começa uma linda amizade com um menino judeu da mesma idade.

Um belíssimo drama, de excelente qualidade, com um elenco muito competente, por carregar uma história tão pesada, de maneira tão eficaz. Uma trama conhecida, mas nem por isso previsível. Construída sob um ponto de vista inovador, que envolve e comove. Um filme muito bom. Para os fãs do gênero, pedida certa.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Mark Herman
Elenco: Vera Farmiga, David Thewlis, Rupert Friend, Richard Johnson, Sheila Hancock, Jim Norton, Asa Butterfield, David Heyman, Jack Scanlon, Cara Horgan, Amber Beattie, Iván Verebély, Gábor Szebényi
Produção: David Heyman
Roteiro: Mark Herman, baseado no livro de John Boyne
Fotografia: Benoît Delhomme
Trilha Sonora: James Horner
Duração: 93 min.
Ano: 2008
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Miramax Films
Classificação: 12 anos

Nenhum comentário: