quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Marte precisa de mães



Essa produção ficou entre as que arrecadaram menos em 2011. Só isso já seria suficiente para espantar muita gente. Se você não é desses que se leva por críticas negativas, parabéns! No entanto, como uma animação Disney, é importante destacar que o que mais o filme tem é a falta de elementos que lembrem uma animação Disney.

Os filmes Disney costumam ter marcas que determinam sua qualidade, mas ao abdicar desses "clichês", Marte precisa de mães assume um patamar diferente e, arrisco dizer, de inferior qualidade. Principalmente se comparado a outras produções do mesmo estúdio.

Exceto pela mensagem da história, que cita o valor da família, o filme é bastante comum. A tecnologia, que utiliza atores verdadeiros e que digitaliza suas atuações, lembra um pouco a de O Expresso Polar, mas não consegue alcançar a mesma beleza e naturalidade.

Aqui, tudo é em menor proporção. Os personagens não têm tanto apelo, a qualidade gráfica não é tão colorida ou requintada, o áudio do filme tem algumas passagens esquisitas, a finalização da trama é previsível e sem graça, tornando o filme como um emaranhado de elementos fracos. Todos juntos e usados ao mesmo tempo.

No filme, o jovem Milo reclama e briga constantemente com sua mãe por achar que ela é excessivamente severa. Mas, após marcianos visitaram o planeta Terra para raptá-la, o garoto passa a dar muito mais valor à mãe, embarcando em uma viagem até Marte para tentar trazê-la de volta.

Poderia citar o apelo ao público infantil, mas a produção não é o tipo de filme que agrada em cheio os miúdos. Pra quem curte uma animação que tenta aproximar os movimentos e as características dos personagens aos da realidade, pode ser um prato cheio. No entanto, perto de tantos desenhos de qualidade que recheiam o mercado, Marte precisa de mães não enche os olhos. É uma animação comum, com uma história interessante e mensagem de peso, mas que parece ter sido mal explorada, ou feita às pressas, o que interferiu no resultado final. Vale a matinê, porém é fácil entender a razão de ter sido um dos filmes de menor bilheteria do ano.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Simon Wells
Elenco: Dublado originalmente por: Joan Cusack, Seth Green, Dan Fogler, Elisabeth Harnois, Mindy Sterling, Ryan Ochoa, Julene Renee
Produção: Jack Rapke, Steve Starkey, Robert Zemeckis
Roteiro: Simon Wells, Wendy Wells, baseado na obra de Berkeley Breathed
Fotografia: Robert Presley
Trilha Sonora: John Powell
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Animação
Cor: Colorido
Distribuidora: Disney
Estúdio: ImageMovers / Walt Disney

Nenhum comentário: