terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O virgem de 40 anos



Difícil encontrar uma comédia que não apele para o escatológico nos dias de hoje. É uma das frentes de O virgem de 40 anos. Uma história absurda, que precisa se segurar em elementos absurdos e escatológicos para garantir suas risadas. Isso não quer dizer que o filme não tenha seus momentos engraçados. Existe a garantia de boas risadas, mas também existem muitos daqueles momentos de vergonha alheia, sabe? Quando o que acontece na tela causa um certo desconforto no espectador.

Sem falso moralismo. Se é o que vende, é o que entregamos. Mesmo assim, a história ficou devendo no tempero. Começa mais pesada, ousada, parece se arrepender no meio do caminho, com uma mensagem de entusiasmo, e até um certo romantismo de seu protagonista, e depois volta a chutar o balde e insiste no humor mais pesado. Com a passagem lenta, a trama perde um pouco e se torna chata e previsível.

Show mesmo é a atuação de Steve Carell. Fantástico! Consegue salvar a cena em vários momentos, e até se expõe em momentos mais ridículos, como a inesquecível cena da depilação, que ocorreu de verdade. Paul Rudd e Seth Rogen completam o grupo, com seus estilos pouco usuais, que já servem como modelos neste estilo de filme.

No filme, Andy Stitzer (Steve Carell) tem 40 anos e conquistou algumas coisas em sua vida. Tem um emprego estável, um bom apartamento e uma bela coleção de bonecos e revistas em quadrinhos. Mas tem uma coisa que ele ainda não conseguiu nesses anos: experiência sexual. Para ele não se trata de um grande problema o fato de ainda ser virgem, mas seus amigos não se conformam. Para eles, é sua obrigação fazer com que Andy perca a virgindade e é Trish (Catherine Keener), uma mãe de 40 anos, a escolhida para ser a parceira de Andy nessa experiência única.

É uma comédia interessante, que investe em um assunto curioso, mas apela para o sexo e o humor pesado como a maior parte das comédias atuais. É bem produzido, com boa qualidade visual, e elenco que se destaca por causa de Steve Carell. Engraçado em alguns momento, mas decepcionante em outros. É um filme interessante, que consegue algumas doses de risadas, mas está longe de ser magnífico.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Judd Apatow
Elenco: Steve Carell, Catherine Keener, Paul Rudd, Romany Malco, Seth Rogen, Shelley Malil.
Produção: Judd Apatow, Shauna Robertson, Clayton Townsend
Roteiro: Judd Apatow, Steve Carell
Fotografia: Jack N. Green
Trilha Sonora: Lyle Workman
Duração: 117 min.
Ano: 2005
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: UIP
Estúdio: Universal Pictures / Apatow Productions
Classificação: 16 anos

Nenhum comentário: