segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Feitiço do Tempo



Filme que já se tornou clássico, e serve de referência para muitas outras produções. Feitiço do Tempo é uma comédia agradável, com uma história interessante e surpreendente (mais ainda para a época). A mensagem de fundo provoca uma reflexão em seus espectadores, e o resultado final é um filme muito bom.

Obviamente, Feitiço do Tempo arranjou alguns similares com o tempo, e assisti-lo hoje é um exercício de comparações. Mesmo assim, o filme é único. Com uma trama diferenciada e muito bem desenvolvida. A narrativa, devido às repetições, pode ser um pouco cansativa. O mesmo cansaço que seu protagonista apresenta após uma série de dias iguais. Mas isso força uma mudança de comportamento, o que desencadeia boas surpresas na trama.

Bill Murray e Andie McDowell fazem uma boa dupla. Murray, com a sua atuação característica, ou seja, como ele mesmo. Esse seu jeitão pode até irritar algumas vezes (o tipo livre, leve e solto em seus papeis, meio descompromissado com a trama e o espectador), mas ainda sou um grande fã e, nesse filme, encaixa perfeitamente.

O filme conta que frustrado com seu emprego de meteorologista, Phil Connors (Bill Murray) vai a uma pequena cidade americana para cobrir o especial sobre o "Dia da Marmota". Phil já não consegue disfarçar seu desapontamento, por ser seu quarto ano consecutivo cobrindo a matéria. E para complicar sua vida, Phil fica preso no tempo, acordando sempre no mesmo dia.

Quantas vezes você já se sentiu assim? Como se estivesse preso ao mesmo dia. Com aquela sensação de que nada muda em sua vida. Enfim, o filme toca esse assunto e provoca reflexões interessantes e positivas. Uma bela pedida para a sessão noturna do sábado, e que vai agradar toda a família. Uma produção que vai além das expectativas sem apelar para os excessos. Repetir é sacanagem, mas um filme para assistir com gosto.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Harold Ramis
Elenco: Bill Murray, Andie MacDowell, Chris Elliot, Stephen Tobolowsky, Brian Doyle-Murray, Marita Geraghty, Angela Paton, Ricku Ducommun, Rick Overton, Robin Duke, Harold Ramis.
Produção: Trevor Albert e Harold Ramis
Roteiro: Danny Rubin e Harold Ramis, baseado em história de Danny Rubin
Fotografia: John Bailey
Trilha Sonora: George Fenton
Duração: 103 min.
Ano: 1993
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Columbia Pictures Corporation
Classificação: 12 anos

Nenhum comentário: