sexta-feira, 10 de junho de 2011

A Corrida do Século




Você deve lembrar do desenho A Corrida Maluca, não é mesmo? Pois então, esse foi o filme que deu origem àquele desenho fantástico. E o filme, logicamente, é igualmente fantástico e delicioso. Primeiramente por seu elenco de primeiríssima linha. Tony Curtis e Jack Lemmon eram comediantes maravilhosos, que faziam o sucesso dos filmes só com as suas atuações (só???).


Como no desenho, o filme segue uma linha inusitada com situações engraçadas e diferentes. Em alguns momentos, chega ao extremo da comédia pastelão (humor exagerado, que apela para a violência). Mas no geral, é uma comédia leve e bastante voltada para a família.


No filme, O homem-espetáculo, O Grande Leslie (Tony Curtis), propõe a construtores de automóveis na virada do século 20 uma grande corrida entre Nova Iorque e Paris, cruzando todos os Estados Unidos em direção oeste, o Estreito de Bering e a Rússia, e que serviria para incrementar a venda de veículos. O arqui-rival de Leslie, o bigodudo e diabólico Professor Fate (Jack Lemmon), promete derrotá-lo cruzando a linha de chegada com um carro de sua própria invenção.


Esses dois enfrentam muitas coisas até chegar ao fim da corrida. Tempestades de neve, golpe de estado, guerras, festas, entre outros. Em uma excelente caracterização entre mocinho e vilão, do tipo que não existe mais.


A direção é do também fantástico, Blake Edwards, que dirigiu muitos filmes de Peter Sellers, como a série de A Pantera Cor-de-Rosa, Um convidado Trapalhão, entre outros. Um cara que sabia muito bem fazer um filme de qualidade.


O filme é uma excelente pedida para qualquer momento, sendo puro entretenimento para toda a família. Os mais novos podem estranhar um pouco as roupas, os carros, e até o jeito das pessoas, mas também se divertirão bastante. Uma história divertida e inteligente, em uma produção cuja narrativa faz com que o espectador nem sinta o tempo passar. Vale assistir e repetir até enjoar.


Tenho esse filme em minha coleção, no formato VHS, mas já existe a versão em DVD com extras bem interessantes, como o "por trás das câmeras", que conta um pouco sobre os bastidores desta produção. Imperdível!!!


FICHA TÉCNICA
Diretor: Blake Edwards
Elenco: Jack Lemmon, Tony Curtis, Natalie Wood, Peter Falk, Keenan Wynn, Blake Edwards.
Produção: Martin Jurow, Blake Edwards
Roteiro: Arthur A. Ross
Fotografia: Russell Harlan
Trilha Sonora: Henry Mancini, Johnny Mercer
Duração: 150 min.
Ano: 1965
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Warner Bros.

Nenhum comentário: