terça-feira, 14 de junho de 2011

As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada



As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada é uma boa sequência para a série As Crônicas de Nárnia. Parece ter perdido um pouco da qualidade Disney das outras duas produções, no entanto, o filme impressiona e é igualmente, uma excelente pedida.


Sinto mais quanto à diferença de tempo entre o lançamento deste terceiro episódio para o primeiro, que beira os 6 anos. Parte do elenco protagonista, antes formado com crianças, agora se tornaram adolescentes, mas não no mesmo sentido de Harry Potter, em que os personagens cresceram com a história. Aqui, esta janela é sentida, e fica a percepção de que algo foi perdido



Em nenhum momento a qualidade do filme é reduzida por causa disso, apenas fica a sensação de que os filmes poderiam ter sido lançados com intervalos menores, sem prejudicar o espectador.


No mais, o filme continua se esmerando em sua fotografia, efeitos especiais, e excelentes sequências de ação. Deixando um gostinho de quero mais.


Nesta terceira aventura, os irmãos Lúcia (Georgie Henley) e Edmundo Pevensie (Skandar Keynes) voltam a Nárnia através de uma pintura, desta vez, acompanhados do pentelho primo Eustáquio (Will Poulter). Caspian (Ben Barnes) não entende o que fez os reis retornarem ao reino, já que Nárnia está em paz. Começa, então, a saga deste grupo por cinco ilhas misteriosas procurando por espadas encantadas dos sete Lordes de Telmar.


O filme acabou trocando de estúdios, e o carimbo Disney de qualidade passou para as mãos da Walden Media. O mesmo aconteceu com a direção, que agora é de Michael Apted. Em algumas passagens é perceptível essa mudança, mas no geral, a história continua seguindo a mesma linha de excelência.


Ainda há muita discussão a respeito do conteúdo das histórias de C.S. Lewis, autor dos livros da série As Crônicas de Nárnia, quer seja por seu teor religioso, machista, ou mesmo anti semita. Mas no geral, o filme atende deliciosamente a expectativa de entretenimento de quem o assiste.


O futuro do filme também é uma incógnita. Alguns especialistas disseram que esse teria sido o último filme da série (que originalmente é dividido em 7 livros), enquanto o próprio diretor afirma que a história suportaria mais um capítulo. Particularmente, eu adoraria ver o desfecho dessa história com o lançamento de todos os 7 filmes. Gostaria de ver se o fim dos filmes causaria a mesma surpresa que causa nos livros.


Enfim, se você busca um bom filme, com uma belíssima fotografia, excelentes doses de ação, bons efeitos e uma trama inteligente, essa produção é uma excelente pedida. Mesmo com algumas mudanças, o filme é excelente e é diversão garantida para toda a família. Se conseguir, assista os outros filmes também, para relembrar algumas passagens. Para quem curte uma boa fantasia é uma pedida imperdível!!!


FICHA TÉCNICA
Diretor: Michael Apted
Elenco: Ben Barnes, Eddie Izzard, Skandar Keynes, Georgie Henley, Will Poulter, Liam Neeson.
Produção: Andrew Adamson, Mark Johnson, Philip Steuer
Roteiro: Christopher Markus, Stephen McFeely e Michael Petroni, baseados na obra de C. S. Lewis
Fotografia: Dante Spinotti
Trilha Sonora: David Arnold
Duração: 120 min.
Ano: 2010
País: Reino Unido
Gênero: Aventura
Cor: Colorido
Distribuidora: Fox Film
Estúdio: 20th Century Fox Home Entertainment / Fox 2000 Pictures / Twentieth Century-Fox Film Corporation / Walden Media
Classificação: 10 anos

Nenhum comentário: