quinta-feira, 14 de março de 2013

O Show de Truman - O Show da Vida

17218Considero um dos melhores filmes estrelado por Jim Carrey. O filme foi lançado antes do sucesso e da chuva de reality shows que invadiriam a TV brasileira e mundial. É uma produção fantástica, com excelentes efeitos especiais, ótima fotografia, elenco de primeiríssima linha, e um roteiro justo, com começo, meio e fim bem definidos.

Além de Carrey, participam do filme Laura Linney, Ed Harris, Noah Emmerich, Natascha McElhone, Holland Taylor. A parte visual e musical são muito bem sacadas, e o ritmo do filme prende a atenção do espectador do começo ao fim.

Destaque positivo para a atuação de Carrey, que consegue ser engraçado sem apelar para as suas exageradas e repetitivas caretas. Consegue dosar os tons mais dramáticos com a graça necessária e arranca boas risadas. É um grande momento de sua carreira, e sinto que deveria se repetir mais vezes, embora ele tenha marcado sua carreira muito mais pelas caretas do que pelas boas atuações.

O roteiro é outro ponto que merece destaque. Uma história inteligente, com uma mensagem muito atual, e muito funcional. A narrativa é muito bem dosada e o filme consegue dosar boas piadas, com momentos mais sérios sem perturbar ou cansar o espectador.

O filme é uma crítica e também uma sátira da persuasiva manipulação da mídia. O vendedor de seguros Truman Burbank (Jim Carrey) tem todos os momentos da sua vida capturados por câmeras escondidas. Tudo é televisionado para uma audiência gigantesca, sem que ele saiba. Seus amigos e sua família são atores que lhe sorriem agradavelmente. Tudo não passa de uma farsa, incluindo a cidade onde vive e seu casamento com Meryl (Laura Linney). Aos 30 anos, Truman desconfia que há algo estranho em seu mundo, percebe que está preso num grande esquema que cerceia sua liberdade e tenta fugir. O filme teve 3 indicações ao Oscar e foi vencedor de 3 Globos de Ouro, incluindo o de melhor ator para Jim Carrey.
Um filme pra ser assistido por toda a família. Excelente parte técnica, ótimo elenco, com Jim Carrey atuando com seriedade e em um papel que traduz bem sua personalidade, com um roteiro magnífico. Entrega ao espectador exatamente o que promete, altas doses de entretenimento de altíssima qualidade. Ótimo filme para a matinê do final de semana, e até para o vídeo da noite. Pra assistir e repetir.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Peter Weir
Elenco: Jim Carrey, Laura Linney, Ed Harris, Noah Emmerich, Natascha McElhone, Holland Taylor.
Produção: Ed Feldman, Andrew Niccol, Scott Rudin, Adam Schroeder
Roteiro: Andrew Niccol
Fotografia: Peter Biziou
Trilha Sonora: Burkhard Dallwitz, Philip Glass
Duração: 102 min.
Ano: 1998
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida

Nenhum comentário: