segunda-feira, 4 de março de 2013

John Carter: Entre dois Mundos

234677A crítica foi muito ácida com John Carter: Entre dois Mundos. O filme, inclusive ajudou a derrubar o presidente da Disney, algumas semanas após seu lançamento. Embora o filme tivesse uma "cara" muito interessante, esses fatores me levaram a colocar a produção em uma posição baixa na lista de "filmes a assistir".

Depois de tanto tempo, confesso que encarar o filme não chegou a ser tão traumatizante. Não tanto quanto aguentar as duas horas que o filme leva para contar a sua história. Sua previsibilidade e seu roteiro fraco acabam com a graça de qualquer espectador. Visualmente o filme vai bem, com bons efeitos especiais e bons cenários/locações, e até mesmo a seleção de elenco não vai tão mal, embora o herói Taylor Kitsch não tenha tanto apelo na tela.

O filme tem um ponto de semelhança com Superman, sem exageros. Mas é aquela velha máxima do camarada que chega de outro planeta, e percebe ter super poderes, então vira herói no novo planeta. Claro, guardadas as devidíssimas proporções dos dois, as semelhanças acabam por aí. Embora John Carter também não voe.

Pela proporção de John Carter, a expectativa era muito maior e muito mais positiva. Mas seu roteiro enrolado, e sua narrativa lenta tornam o filme cansativo e chato. Pra ser honesto, e sem querer estragar a surpresa de ninguém que ainda não tenha visto o filme, a produção vale pelos últimos 4 minutos, quando tudo é explicado e a trama tem uma interessante reviravolta. No mais, muita enrolação, pra pouco resultado. Mesmo para quem curte o gênero, o filme pode se tornar muito cansativo e cheio de detalhes dispensáveis.

No filme, o soldado americano John Carter (Taylor Kitsch), para a tristeza de seus parentes, faleceu no planeta Terra. Contudo, para a alegria de outros, ressuscitou em Marte. Agora, em meio a uma guerra civil no planeta vermelho, habitado por seres de cor verde e criaturas gigantescas, ele é visto como a única esperança de ajudar a princesa Deja Thoris (Lynn Collins) a salvar o seu mundo, numa batalha que mudará para sempre o seu destino.
Uma produção que promete muito, mas não entrega o mesmo tanto ao seu espectador. Seu lado visual, com efeitos especiais e jogos de cena são bastante interessantes, a proposta do filme era muito boa, mas o filme se perde em elementos previsíveis e lentidão da narrativa. Ainda é uma boa pedida, para quem procura um filme com visual bonito, e algumas boas sequências de ação. Mas não é daqueles que deixa gostinho de quero mais. Pra assistir, de coração e mente aberta, pra conseguir curtir melhor.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Andrew Stanton
Elenco: Taylor Kitsch, Lynn Collins, Samantha Morton, Mark Strong, Ciaran Hinds, Dominic West, James Purefoy, Daryl Sabara, Polly Walker, Bryan Cranston, Thomas Haden Church, Willem Dafoe, Johathan Hyde, Don Stark, Raad Rawi, Sean Carrigan, Julian Stone, Kyle Agnew, Matt Lasky, Amanda Clayton, Perry Millward, Darwin Shaw, Rupert Frazer, Bridgett Riley, Davood Ghadami, Harry McEntire, Christopher Goodman, Ekaterina Botziou, Steven Cree, Dusty Sorg, Daniel O'Meara, Christian Wolf-La'Moy, Akima, Filippo Delaunay, Oliver Boot, Emily Tierney, Ray Mirabal, Aldred Montoya, Umit Ulgen, Ryan Sherman, Walles Hamonde, Sonu Louis, Cate Fowler, Jared Cyr, Joseph Billingiere, Annette Georgiou, Evelyn Dubuc, Ashley Beck
Produção: Jim Morris, Colin Wilson, Lindsey Collins
Roteiro: Michael Chabon, Andrew Stanton, Mark Andrews
Fotografia: Daniel Mindel
Trilha Sonora: Michael Giacchino
Duração: 132 min.
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Aventura
Cor: Colorido
Distribuidora: Disney
Estúdio: Walt Disney Pictures
Classificação: 12 anos 

Nenhum comentário: