terça-feira, 11 de setembro de 2012

Um tiro que não deu certo


Estranho ver Gene Hackman estrelando uma comédia. Ainda mais uma comédia que nem tem tanto de comédia assim. E em várias passagens fica evidente que o tom da graça é um tanto quanto esquisito, mesmo para a época de lançamento da produção. Ver Dan Aykroyd bancando o maluco pode até ser normal, mas um maluco que faça sentido na trama, e não um maluco que não acrescenta nada a ela.

O filme, tirando os dois grandes astros, se limita às suas interpretações e à sua correlação com o resto do elenco. Parece mesmo uma grande peça de teatro, em que o que vale são os incansáveis diálogos. Nesse ponto, o filme é bastante cansativo, e nem as cenas de ação ajudam. Toda a perseguição e a tentativa de tornar o filme mais animado se frustram na trama confusa e pouco elaborada.

É uma daquelas produções com cara de sessão da tarde, que mesmo recheada de intervalos comerciais, pouco mudaria. Seu roteiro é fraco, e em algumas passagens você pode jurar que Gene Hackman quer rir da situação em que é colocado, mas logo em seguida consegue recuperar a concentração e seguir em frente com a cena.

No filme, Aykroyd é um brilhante detetive de polícia que sempre esconde sua verdadeira identidade. Mas ele não está disfarçado, ele é realmente esquizofrênico! Juntos, Hackman, Aykroyd e suas múltiplas personalidades lidam com um desnorteante assassinato que lhes remete a Adolph Hittler.O FBI e o serviço secreto de Israel não conseguem resolver o caso, mas eles não têm as várias personalidades de Aykroyd em seu time.

Uma produção diferente, mas com um conjunto muito fraco. Mesmo com a presença de dois grandes atores, o filme não consegue alavancar vôo e o resultado final é decepcionante. Cansativo, sem graça, sem sentido, e desengonçado. Não consegue oferecer nem um sorriso torto por suas piadas estranhas e mal colocadas. Com certeza existem ofertas melhores no gênero comédia. Se não quiser perder seu tempo, fique longe.

Ficha Técnica
País: Estados Unidos
Gênero: Comédia
Ano de produção: 1990
Duração: 94 Min.
Produtora: Columbia Pictures
Direção: Bob Clark
Elenco: Dan Aykroyd e Gene Hackman

Nenhum comentário: