quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Estúdios monitoram atores-mirins para que eles não falem demais nas redes sociais

Jovens atores de Hollywood têm um novo obstáculo a enfrentar em suas carreiras: executivos de estúdios que patrulham o Twitter, o Facebook e outras redes sociais, ameaçando processar artistas iniciantes que falem demais.

Canais como Disney Channel, Nickelodeon e Cartoon Network costumam monitorar posts do seu elenco para evitar mensagens que atrapalhem seus programas junto às instáveis plateias juvenis, segundo agentes de casting e empresários de atores.

As emissoras ordenam a retirada de postagens que revelem muito sobre personagens, reviravoltas dramáticas e escalação de elenco, ou que ofendam anunciantes. O mesmo vale para jovens atores que buscam a carreira sobre o palco ou no cinema.

Lynn Sher Carol, agente de atores-mirins em Hollywood e na Broadway, afirmou que uma cliente sua perdeu um trabalho depois de divulgar, antes do anúncio oficial, sua escalação para um papel na Broadway.

"Eles retiraram a oferta. Foi devastador", contou. "Enviei um aviso a todos os meus clientes por causa das preocupações dos estúdios e agências de publicidade sobre as redes sociais."

Contratos

Essas restrições na internet valem, naturalmente, também para artistas adultos. A entidade de classe SAG-Aftra, que abrange 150 mil atores, tornou as limitações temas de suas negociações contratuais coletivas, segundo um advogado de agências de propaganda que trabalha com os canais.

"Tentamos ver os tuítes deles. Se vemos coisas que nos preocupam, as abordamos com (os atores)", admitiu a vice-presidente de talentos e elenco do Cartoon Network, Sharon Lieblein, da Time Warner Inc. Ela diz que frequentemente pede a artistas-mirins que apaguem postagens do Facebook ou Twitter.

Um desses casos, disse Lieblein, envolveu uma mensagem em que um jovem astro chamava de "nojenta" a rede de casas de sucos Jamba Juice. "Achei que poderia ser um patrocinador importante", disse ela.

Já o Disney Channel nega ter uma política impositiva, e diz que prefere atuar no treinamento para o uso das redes sociais. "As crianças são o nosso negócio. Sabemos que seu primeiro instinto é ir para as redes sociais", disse a vice-presidente de talentos, elenco e relações com talentos, Judy Taylor.

Recentemente, a Disney instruiu os atores de "Good Luck Charlie" a não darem pistas sobre os planos para a chegada de um novo bebê à família de protagonistas. Taylor disse que a emissora sempre repete sua orientação de "pensar antes de tuitar". "Essas coisas já aconteceram no passado, e por isso têm acontecido cada vez menos agora."

O Nickelodeon, do grupo Viacom, afirmou que suas políticas evoluíram conforme as redes sociais se popularizaram. "Esperamos que nossos talentos exerçam a discrição em todos os aspectos da sua vida", disse o porta-voz do canal, George Cabico.

Por Sue Zeidler, em 12/09/2012, no link http://cinema.uol.com.br/ultnot/reuters/2012/09/12/estudios-monitoram-atores-mirins-para-que-eles-nao-falem-demais-nas-redes-sociais.jhtm

Nenhum comentário: