sexta-feira, 6 de julho de 2012

Nova York: Conheça 10 filmes que marcaram a cidade

Personagens marcantes do cinema ganharam vida nas ruas da metrópole norte-americana Nova York. A cidade tem uma identidade cinematográfica própria e por isso é um dos locais preferidos dos cineastas.

Produções sobre os mais variados temas e situações tomam a cidade como cenário, graças a sua atmosfera cosmopolita e moderna. Para lembrar algumas delas, o site Time Out New York escolheu os 10 principais.

Os filmes escolhidos procuraram mostrar a ousadia da cidade. David Fear e Joshua Rothkopf, da TONY Films, e os especialistas Stephen Garrett e Alison Willmore escolheram longas de todos os os( tá repetido) gêneros e épocas em busca de uma imagem completa de NYC no cinema.

O topo da lista ficou com Taxi Driver, clássico de Martin Scorsese estrelado por Robert De Niro. O filme marcou o taxí amarelo, típico da metrópole norte-americana, e fala das pressões da sociedade moderna e a impotência de corrigir todos os erros que vemos à nossa volta.

Curiosa é a presença de Fuga de Nova York em nono lugar, que mostra Manhattan como uma prisão de segurança máxima, lar de gangues e malucos. O sci-fi de John Carpenter funciona quase como um cartão postal de uma NYC diatópica.

Claro que Manhattan, de Woody Allen, também figura na lista, uma verdadeira Ode à cidade tão presente nos filmes do diretor.

Confira a lista com os 10 filmes mais marcantes já filmados na cidade:
1. Taxi Driver (1976)
2. A Embriaguez do Sucesso (1957)
3. Um Dia de Cão (1975)
4. O Bebê de Rosemary (1968)
5. Manhattan (1979)
6. Faça a Coisa Certa (1989)
7. King Kong (1933)
8. Sombras (1959)
9. Fuga de Nova York (1981)
10. Um Dia em Nova York (1949)

Nenhum comentário: