sexta-feira, 13 de julho de 2012

Anima Mundi 2012 começa hoje e indicará filme ao Oscar

Começa hoje (13/7), no Rio de Janeiro, o 20º Festival Internacional de Animação do Brasil, o Anima Mundi 2012. O evento na capital carioca vai até 22 de julho. Em São Paulo, o festival será realizado de 25 a 29 de julho.

Nesta edição, a novidade é que as animações concorrerão a uma indicação ao Oscar 2013. Com isso, o Anima Mundi entra para o restrito grupo de festivais que podem indicar filmes à premiação da Academia de Hollywood.

De acordo com César Coelho, diretor do Anima Mundi, o filme vencedor da mostra de curtas entrará para a lista de indicados ao Oscar de Animação (curta). "Serão quatro sessões apenas dedicadas ao Oscar", disse.

Os curtas brasileiros candidatos à indicação são Cafeka, de Natalia Cristine, Destimação, de Ricardo De Podestá, Linear, de Amir Admoni, Mentiras São Contadas em Julho, de Rogério Vilela, Neomorphus, do estúdio Animatorio, O Acaso e a Borboleta, de Fernanda Correa e Tiago Américo, O Grande Evento, de Thomas Larson, O Guitarrista no Telhado, de Guto Bozzetti, Realejo, de Marcus Vasconcelos, e Valquíria, de Luiz Henrique Marques Gonçalves.

Haverá ainda exposições, oficinas inéditas, convidados internacionais e a exibição de cerca de 450 filmes do mundo, distribuídos em 11 categorias, sendo cinco delas competitivas.

No Rio de Janeiro, o 20º Anima Mundi será realizado no Centro Cultural Banco do Brasil, Itaú Arteplex, Oi Futuro Ipanema, Casa França-Brasil, Oi Futuro Flamengo, Centro Cultural dos Correios e Odeon. Ingressos vão de R$ 6 à entrada franca.

Nenhum comentário: