sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O mundo imaginário do Dr. Parnassus



Se alguém ainda acha necessário reforçar, esse foi o último filme de Heath Ledger, que morreu durante as filmagens. Tanto que você perceberá que o diretor teve uma baita sacada ao utilizar outros atores para interpretar a fase "imaginária" do personagem, tornando quase imperceptível (se é que isso é possível) a falta de Ledger.

O mais curioso, e não sei se alguém mais teve essa sensação, foi que o filme me pareceu demais com O Diabólico Dr. Fu Manchu, com Peter Sellers. Claro, guardadas as devidas proporções. Mas a questão de mesclar realidade, sonho, imaginação e desejos, no roteiro, deu essa sensação de "eu já vi isso antes".

Obviamente, o filme tem diversos pontos positivos, começando por esse roteiro mais abusado, que exige do seu espectador uma entrega maior. No mais, o elenco, que além de Ledger, ainda conta com Christopher Plummer, Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell, torna a questão imaginária muito interessante. Soma-se a isso a questão gráfica do filme, que além de efeitos deslumbrantes, usa um jogo de cores, em que a realidade é mais escura, cheia de sombras, "suja", enquanto que o mundo imaginário é colorido, iluminado, parecendo um desenho animado de Disney.

No filme, Dr. Parnassus (Christopher Plummer) é um imortal contador de histórias que viaja pelo mundo com seus companheiros, em uma espécie de teatro itinerante, e sofre pelo fato do mundo não precisar mais de seus contos. Abençoado com o extraordinário dom de guiar a imaginação dos outros, o Doutor Parnassus é amaldiçoado com um sinistro segredo. Jogador inveterado há milhares de anos, ele fez uma aposta com o diabo, o Sr. Nick (Tom Waits), em troca da imortalidade. Séculos depois, ao conhecer o seu verdadeiro amor, o Dr. Parnassus faz outra aposta com o diabo, na qual ele trocaria a imortalidade pela juventude, desde que, ao atingir 16 anos, sua filha Valentina (Lily Cole) se tornasse propriedade do Sr. Nick. A jovem está prestes a completar 16 anos e o Dr. Parnassus fica desesperado para protegê-la do seu destino iminente. O Sr. Nick chega para cobrar a dívida, mas, como não pode deixar passar uma boa aposta, resolve renegociar o prêmio. Agora, o destino de Valentina será decidido por aquele que seduzir as cinco primeiras almas. Seguido por uma série de personagens loucas, cômicas e fascinantes, o Dr. Parnassus promete a mão da sua filha àquele que o ajudar a ganhar a aposta. Nesta luta cativante, explosiva e maravilhosamente imaginativa contra o tempo para salvar a sua filha o Dr. Parnassus deve enfrentar uma série de infinitos obstáculos surrealistas e desfazer, uma vez por todas, os erros que cometeu no passado.

É uma produção que acabou perdendo um pouco do seu encanto pela tragédia ocorrida com um dos seus protagonistas, e que, no fundo, não tem muito a cara tradicional do circuito de cinema. O filme tem um lado mais artístico, mais filosófico.

Uma belíssima produção, que consegue prender a atenção do seu espectador. Excelente elenco, excelente roteiro, ótimos efeitos, em uma combinação que garante o entretenimento. Não é o tipo de filme fácil, mas também não é daqueles filmes "cabeça" insuportável e cheio de detalhes. Uma excelente pedida para quem procura um filme inteligente e bem estruturado. Acredito que com o tempo ganhe o título de filme cult, pela estrutura do seu roteiro, e até pelos artifícios utilizados pelo diretor terry Gilliam, para finalizar o filme com a "improvisação" de outros atores no elenco.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Terry Gilliam
Elenco: Johnny Depp, Heath Ledger, Jude Law, Colin Farrell, Christopher Plummer, Verne Troyer, Tom Waits, Lily Cole, Andrew Garfield.
Produção: Amy Gilliam, Samuel Hadida, William Vince
Roteiro: Terry Gilliam, Charles McKeown
Fotografia: Nicola Pecorini
Trilha Sonora: Jeff Danna, Mychael Danna
Duração: 122 min.
Ano: 2009
País: França/ Canadá/ Reino Unido
Gênero: Fantasia
Cor: Colorido
Distribuidora: Sony Pictures
Estúdio: Davis-Films / Grosvenor Park Productions / Infinity Features Entertainment / Parnassus Productions / Poo Poo Pictures
Classificação: 14 anos

Nenhum comentário: