quarta-feira, 9 de novembro de 2011

127 horas



Inquietante. Um filme que provoca, causa muita aflição, e que exige um esforço sobrenatural do seu espectador. Não para aguentar a trama, mas para suportar a força do roteiro, e o sofrimento do seu protagonista. Justamente após escrever a respeito da importância do elenco de um filme, chega James Franco e, praticamente sozinho, segura uma baita onda em um filme pra lá de complexo.

Não é uma produção fácil, mas nem por isso é ruim. Confesso que adiei um tempão antes de assisti-lo, pois não achei que conseguiria aguentar sua trama. E devo confessar que não foi tão assustador. Claro que não é para os de estômago fraco, mas o trabalho de direção é impecável.

A trilha sonora e as combinações de cenas entre atualidade e lembrança do personagem mesclam perfeitamente, dando uma dinâmica espetacular, cheio de recortes, que provocam ainda mais quem o assiste. A fotografia é belíssima, com locações deslumbrantes.

O filme é uma cinebiografia de Aron Ralston (James Franco), alpinista que, ao se aventurar pelas montanhas de Utah, ficou preso por 127 horas - cinco dias - com uma pedra em cima de seu braço. Não aguentando mais a dor e sem ninguém que pudesse ajudá-lo, Ralston decidiu amputar o membro superior com uma faca que levava consigo. Sem o braço, o alpinista escalou cerca de 20 metros até conseguir ser resgatado.

Não se trata de um terror, ou suspense, mas de um drama real, que atormenta o espectador, que sofre junto com o personagem. Por isso o tom inquietante que o filme assume, que incomoda e exige um esforço grande para que a pessoa não desista de vê-lo antes mesmo que chegue à metade. É uma grande pedida, principalmente se você gosta de filmes fortes... muito fortes...

FICHA TÉCNICA
Diretor: Danny Boyle
Elenco: James Franco, Lizzy Caplan, Kate Mara, Amber Tamblyn, Kate Burton, Darin Southam.
Produção: Danny Boyle, Christian Colson, John Smithson
Roteiro: Danny Boyle, Simon Beaufoy
Fotografia: Enrique Chediak, Anthony Dod Mantle
Trilha Sonora: A.R. Rahman
Duração: 100 min.
Ano: 2010
País: EUA/ Reino Unido
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Fox Film
Estúdio: Cloud Eight Films / Darlow Smithson Productions / Pathé
Classificação: 16 anos

Nenhum comentário: