segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Bruna Surfistinha



Não sou um fanático pelos filmes brasileiros, muito menos aqueles que se prestam a vender "histórias reais". Explico melhor. Hoje, cinema e realidade andam quase grudados, e uma história, só vende bem se é baseada em fatos reais. Não entendo isso, e tenho certeza que o cinema brasileiro teria ótimos filmes de ficção. Exemplos não faltam. Já escrevi a respeito disso neste blog. O cinema brasileiro tem tudo pra ser um dos maiores do mundo, só precisa aprender a produzir mais entretenimento do que filmes reais.

Mas vamos falar sobre Bruna Surfistinha. O filme é muito bom, tecnicamente falando. Boa fotografia, bom elenco, uma direção que deixa a narrativa fluir, mas é na história que deixa um pouco a desejar. A vida é dura pra muita gente, e cada um encara de uma maneira, sem que para isso se veja retratado em uma produção para cinema. Esse é o ponto principal da trama. Vender o sofrimento da sua protagonista, e os desafios enfrentados para sua virada de página.

No filme, Raquel Pacheco (Deborah Secco), mais conhecida como Bruna Surfistinha, é garota de classe média que fugiu de casa aos 17 anos e passou a se prostituir e a consumir drogas. A rotina como garota de programa contada em um blog fez de Bruna Surfistinha uma celebridade nacional.

Enfim, um exemplo de vida, como tantos outros, mas que mereceu destaque por toda exposição que a própria Raquel optou ter. O filme tem um bom apelo visual, e não apela à pornografia para ser sucesso. Uma boa pedida para quem curte o gênero dramalhão e quer conhecer um pouco mais da vida da garota de programa que conseguiu virar estrela.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Marcus Baldini
Elenco: Deborah Secco, Cássio Gabus Mendes, Drica Moraes, Fabíula Nascimento, Cristina Lago, Guta Ruiz
Produção: Roberto Berliner, Rodrigo Letier, Marcus Baldini
Roteiro: Homero Olivetto, José de Carvalho, Antônia Pellegrino, baseados em livro de Raquel Pacheco
Fotografia: Marcelo Copanni
Duração: 109 min.
Ano: 2010
País: Brasil
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Imagem Filmes
Estúdio: TV Zero
Classificação: 16 anos

Nenhum comentário: