terça-feira, 22 de março de 2011

Que baderna real...




Geralmente os filmes que retratam detalhes históricos querem de alguma forma apresentar um personagem da história, ou um acontecimento ilustre, que mudou (nem sempre é assim) o rumo de uma nação. Mas não é bem o que acontece em Henrique IV, O Grande Rei da França.


O filme tem um começo, meio e fim, mas sem dar a devida atenção aos detalhes da vida do rei Henrique IV ou do que aconteceu à França durante o seu reinado.


Henrique, O Bom, como ficou conhecido, era um mulherengo incorrigível, e mesmo casado perambulava pelos castelos das mais belas damas de sua época. Ele foi o responsável pela retomada da França após longo período de guerras, e um dos primeiros reis a questionar o poder da Igreja na Europa e encerrar a divisão entre cristãos e protestantes.


Mas detalhes históricos à parte, fato é que o filme não emplaca. Sua narrativa não é envolvente, com uma fotografia escura, mais comumente encontrada nesse estilo de filme quando produzido na Europa. E a história não permite que você torça a favor nem contra o personagem central.


Na história, que se passa na França, em 1563, protestantes e católicos lutam por terras e poder, usando a religião como justificativa. No comando dos protestantes está Henrique de Navarra, que conduz seus homens contra a poderosa rival de sua mãe, Catarina de Médici, Rainha da França. Catarina oferece a Henrique a mão de sua filha, Margot, em sinal de reconciliação, mas o casamento termina num banho de sangue. Ele sobrevive ao Massacre do Dia de São Bartolomeu, mas é feito prisioneiro durante quatro anos. Embora recorrendo a qualquer tática para obter o trono, Henrique se torna um rei que, pela liberdade de religião e de opinião, pode genuinamente dizer que é um dos primeiros verdadeiros humanistas.

Produção dedicada àqueles que curtem uma história de época sem muito envolvimento. O filme pula detalhes (históricos), e esquece personagens igualmente importantes. O elenco é esforçado, mas não convence. Longo, se perde na falta de assunto. Pra assistir sem muitas pretensões.

Informações Técnicas

Título no Brasil: Henrique IV - O Grande Rei da França
Título Original: Henri 4 / Henri IV / Henry of Navarre
País de Origem: Alemanha / França / República Checa / Espanha
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 148 minutos
Ano de Lançamento: 2010
Estúdio/Distrib.: Paramount Home Entertainment
Direção: Jo Baier

Nenhum comentário: