segunda-feira, 24 de março de 2014

Surge em Hollywood estúdio para filmes de orçamento médio

Cinema, claquete
Cinema: Hollywood ganha novo estúdio para filmes que vão fugir dos blockbusters

A partir desta segunda-feira, Hollywood terá um novo estúdio de cinema para competir com gigantes como a Paramount e a Warner Bros.

A nova empresa, fundada pelo produtor Robert Simonds, vai fugir de blockbusters para focar em comédias e dramas de até 40 mil dólares de orçamento, que atrairão público através de grandes estrelas.

Simonds é conhecido por fazer filmes desse tipo com atores como Adam Sandler (O Rei da Água e O Paizão) e Steve Martin (Doze é Demais e Pantera Cor-de-Rosa).

O novo estúdio ainda não tem nome, mas planeja investir 1 bilhão de dólares em novas produções nos próximos cinco anos. A meta é produzir de 8 a 10 filmes por ano.

“Existe um mercado pouco explorado de filmes com orçamento mediano impulsionados por estrelas, e nós estamos unicamente posicionados para nos tornarmos parceiros de distribuidores tradicionais nos Estados Unidos, expandir para o mercado chinês e capitalizar em novos canais digitais que ainda estão em desenvolvimento”, afirmou Simonds para a imprensa estrangeira.

O novo estúdio fechou acordos exclusivos – e sem precedentes por não terem intermediários – de distribuição com Cinemark, AMC Theatres, Regal Entertainment Group e Carmike.

Do novo empreendimento também fará parte Gigi Pritzker, a bilionária e produtora de filmes como Drive e Reencontrando a Felicidade, que rendeu a Nicole Kidman indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro de 2011, e Thomas McGrath, ex-chefe de operações da gigante de entretenimento Viacom.

Para conseguir o dinheiro necessário, Simonds precisou do aporte de fundos de investimentos como o TPG Growth, que entrou com 3,6 bilhões de dólares, e o fundo chinês Hony Capital, que investiu 7 bilhões de dólares.

O Hony possibilitou também uma parceria com uma das maiores empresas de entretenimento da China, a Shangai Media Group, que já fechou acordos com grandes estúdios como a Walt Disney.
O novo parceiro será essencial para que o estúdio atinja um de seus maiores objetivos: abastecer a demanda da China por novos filmes. É o mercado de cinema que mais cresce no mundo.

Por Julia Carvalho, para a Revista Exame, em 10/03/2014.

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