quinta-feira, 20 de março de 2014

Cinema brasileiro tem presença em competições internacionais

Filme O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra
Cena do filme O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra: em Guadalajara, estarão os longas O Lobo Atrás da Porta, Hoje eu Quero Voltar Sozinho O Homem das Multidões

Mais de 60 filmes brasileiros estarão nos próximos dias nas programações de três eventos cinematográficos internacionais: o Festival de Guadalajara, no México; o Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, em Lisboa, Portugal; e o Programa Cinema em Construção, em Toulouse, na França. De acordo com nota divulgada hoje (19) pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), 11 desses filmes – sete longa-metragens, dois curtas e dois filmes em fase de pós-produção – têm presença nos eventos viabilizada pelos programas de apoio da agência.

O 29º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, que será aberto na próxima sexta-feira (21), selecionou três filmes brasileiros para a competição de longas-metragens ibero-americanos de ficção, um para a competição de longas ibero-americanos documentários e seis para a Competição de curtas. Sete representantes de produtoras brasileiras independentes também participarão do Guadalajara Film Market, evento de mercado que acontece no âmbito do festival.

Em Guadalajara, o programa da Ancine auxilia a participação dos longas "O Lobo Atrás da Porta", de Fernando Coimbra, "Hoje eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro, e "O Homem das Multidões", de Marcelo Gomes e Cao Guimarães. Já para a competição de curtas, o programa concedeu apoio financeiro aos filmes "Brasil", de Aly Muritiba, e "Os Irmãos Mai", de Thais Fujinaga. O documentário "Sopro", de Marcos Pimentel, também foi contemplado pelo programa.

Ainda neste mês, nos dias 27 e 28, os filmes "Ausência", de Chico Teixeira, uma coprodução Brasil-Chile-França, e "Beira Mar", de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, participarão do Cinema em Construção, programa de apoio à finalização de filmes, realizado em parceria entre os festivais Cinelatino – Encontros de Toulouse (França) e San Sebastián (Espanha).

Já no 5º FESTin – Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa, são brasileiros seis dos dez concorrentes na competição de longas-metragens, 12 entre os 23 indicados na competição de curtas e cinco dos sete integrantes da maratona competitiva de documentários. O FESTin será de 2 a 9 de abril, na capital portuguesa.

Quatro longas-metragens inscritos neste festival receberão apoios do programa da Ancine: A memória Que me Contam, de Lucia Murat; e Elena, de Petra Costa, na competição principal; e "Arte de Interpretar - A Saga da Novela Roque Santeiro", de Lúcia Abreu, e "Cidade de Deus", "10 Anos Depois", de Cavi Borges e Luciano Vidigal, na maratona de documentários.

Nenhum comentário: