segunda-feira, 17 de março de 2014

Festival de Locarno, na Suíça, abre as portas para produções brasileiras


A hora é agora! Cineastas brasileiros interessados em ver sua obra exibida no Festival de Locarno 2014, na Suíça, devem ficar ligados. O Programa Cinema Brasil, que promove o cinema nacional no mercado internacional, acaba de abrir as portas para que realizadores possam inscrever seus filmes, em processo de finalização, na Seção Carte Blanche, que neste ano será focada na produção brasileira.

Gostou? Sabe de alguém que vai curtir saber disso? A dica é a seguinte: até o dia 1º de maio, quem tiver interesse, deverá enviar a ficha de inscrição e ainda um corte do longa em finalização para o Cinema Brasil. Lá, será feita uma pré-seleção e a organização do evento, posteriormente, escolherá os seis finalistas. Ou seja, são seis oportunidades.

Durante a edição deste ano, que acontecerá entre os dias 9 e 11 de agosto, os produtores do projetos selecionados irão apresentá-los para profissionais da indústria, como agentes de venda e programadores de festivais internacionais. Um júri irá escolher o melhor filme, que vai faturar um prêmio no valor de 10 mil francos suíços (cerca de US$ 11 mil) para ajudar a finalizar o longa.

A Carte Blanche foi criada em 2011 e procura apresentar uma seleção de filmes em pós–produção de determinada região, como aconteceu nos anos anteriores com Colômbia, México e Chile. No ano passado, Matar a un Hombre (ao lado), de Alejandro Fernandez Almendras, foi o vencedor e acabou ganhando, depois, o Grande Prêmio do Júri da Competição World Cinema, do Festival de Sundance.

“A parceria do Cinema do Brasil com o Festival Internacional de Locarno é mais um passo em direção à internacionalização do nosso cinema. Os produtores terão a oportunidade de apresentar seus projetos para importantes players internacionais, aumentando suas chances de participar de festivais e alcançar mercados fora do Brasil”, afirma André Sturm, presidente do Programa Cinema do Brasil.

Para acessar a ficha de inscrição e mais informações sobre regulamento, visite o site oficial.

Nenhum comentário: