sexta-feira, 27 de maio de 2011

O Mágico





Esse é um caso típico de desenho voltado para o público adulto. Muito bonito, e com um tempo de narrativa sem igual, o filme apresenta de uma maneira deliciosa a mudança dos tempos. O fim do romantismo da era dos mágicos, e o início dos tempos modernos com a TV.


Mais do que isso, o desenho apresenta a diferença das necessidades do artista e de seu público. Como os dois são dependentes entre si, até que ocorra um rompimento. Quando isso acontece, é então o momento para procurar novos públicos. Acontece que com a modernidade, esse público pode ter deixado de existir. Sendo assim, como viveria esse artista? Será que seu antigo público sentirá sua falta?


No filme, a mágica ilusionista e tradicional de Tatischeff está em decadência. Ele passa por várias cidades tentando sobreviver tirando coelho da cartola, fazendo brotar buquês de flores, descobrindo moedas atrás de orelhas de crianças. Sua glória, no entanto, é roubada por estrelas do rock e pelas novidades mostradas pela TV. Diante dessa nova realidade, o mágico se vê forçado a aceitar tarefas cada vez mais obscuras, como se apresentar em bares falidos e festas. Numa dessas apresentações pouco inspiradoras, conhece uma jovem fã, Alice, que vai mudar sua vida para sempre.


É o típico caso de uma produção deliciosa. Com poucos diálogos, e um padrão de desenho com fino acabamento, não se trata de um filme como os desenhos atuais. Ele exige um diálogo com o seu espectador, que faz perguntas e, algumas vezes, se surpreende com as respostas.


Com uma pitada filosófica e uma história com uma mensagem muito atual, este filme está acima de qualquer espectativa. E a cada repetição é possível identificar uma nova lição. Perfeito e sem exageros, é indicação certa para o público que curte pensar junto com o filme. Imperdível.


FICHA TÉCNICA
Diretor: Sylvain Chomet
Elenco: - Animação -
Produção: Sally Chomet, Bob Last
Roteiro: Sylvain Chomet
Trilha Sonora: Sylvain Chomet
Duração: 80 min.
Ano: 2010
País: França/ Inglaterra
Gênero: Animação
Cor: Colorido
Distribuidora: PlayArte
Estúdio: Ciné B / France 3 Cinéma
Classificação: 12 anos

Nenhum comentário: