segunda-feira, 16 de maio de 2011

Água para elefantes



Água para elefantes deixa bastante a desejar, principalmente para quem leu a bela obra de Sara Gruen, mas mesmo que não tivesse lido, acredito que o filme não seja capaz de convencer como história.


Sei que não é fácil adaptar uma obra literária para o cinema, muito menos uma com tantas idas e vindas, baseadas na memória de seu protagonista. Mas o filme do diretor Francis Lawrence não consegue retratar com fidelidade os acontecimentos. Mais do que isso, existiam infinitas possibilidades de cenas, mas a insistência por tomadas em planos médios e fechados faz com que se perca todo o "romantismo" do circo.


Também temos que apontar as atuações do elenco, com o robotizado Robert Pattinson, Reese Witherspoon quase sem brilho, e o único que se encaixa no papel e convence, Christoph Waltz. Não que isso enfraqueça a trama, mas também não chega a ser um ponto forte.


No filme, Jacob Jankowski (Robert Pattinson) é órfão e vive na era da Grande Depressão. Sozinho, ele decide entrar num trem de passagem e acaba em um mundo maluco de circo e fica responsável por cuidar do zoológico, por sua experiência como estudante de veterinária. Lá, ele conhece a domadora de cavalos Marlena (Reese Whiterspoon), casada com August (Christoph Waltz), treinador dos animais circenses. Surge um triângulo amoroso entre Jacob, Marlena e August.


Tantas opções, e a história foi, de fato, mal abordada. Faltaram elementos de compreensão (por que é que o anão aceitou a amizade de Jacob? ou como descobriram onde o casal se escondia?ou por que August era tão violento?) o que enfraqueceu demais o filme, tornando-o previsível e sem o sabor do livro. Pena, pois o filme poderia ser muito melhor.


Não chega a ser um total fracasso, mas não é daqueles filmes imperdíveis. Talvez isso explique a razão de estar saindo do circuito de cinemas somente com duas semanas de exibição. Fraco, sem apelo, e sem força. Impossível fugir do clichê "o livro é muito melhor que o filme". Vale esperar o vídeo pra assistir em casa e tirar suas próprias conclusões.


FICHA TÉCNICA
Diretor: Francis Lawrence
Elenco: Robert Pattinson, Reese Witherspoon, Christoph Waltz, Mark Povinelli, Stephen Taylor, E.E. Bell
Produção: Gil Netter, Erwin Stoff, Andrew R. Tennenbaum
Roteiro: Richard LaGravenese , baseado na obra de Sara Gruen
Fotografia: Rodrigo Prieto
Trilha Sonora: James Newton Howard
Duração: 121 min.
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Fox Film
Estúdio: Fox 2000 Pictures / Flashpoint Entertainment
Classificação: 14 anos

Nenhum comentário: