terça-feira, 11 de janeiro de 2011

E você, ri do quê?



Mais uma prova que elenco não é nada sem uma boa trama. Tá rindo do quê? é um daqueles filmes que não explica ao que vem. Adam Sandler e Seth Rogen juntos, por seus históricos em comédias, atrai. No entanto, o que desencadeia nessa história sem muito sentido, é uma tentativa de se fazer um filme dramático engraçadinho.

Pode se dizer que a tentativa é um fracasso total. O filme não consegue ser engraçado e muito menos envolvente a ponto de comover. E as mais de duas horas de duração são um duro teste aos seus espectadores. Quando você imagina que o filme já deveria ter acabado há tempos, eis que ele ressurge num epílogo longo e chato.

Na história, George (Adam Sandler) é um comediante stand up de tremendo sucesso que, um dia, descobre ter uma doença incurável e pouco menos de um ano de vida. Ira (Seth Rogen) também é comediante, possui um grande talento, mas trabalha num restaurante e ainda sonha em se tornar um artista de respeito nas poucas vezes que sobe ao palco. Certa noite, no entanto, os dois homens acabam se apresentando no mesmo local. George, imediatamente, decide contratá-lo para ser seu assistente pessoal. Nasce, então, uma grande amizade entre eles.

Rogen incorporou a figura dos seus papeis em comédias com teor mais pesado, geralmente ligadas a algum excesso (drogas ou álcool), tanto que na tentativa de ser sério não consegue agradar. O mesmo acontece com Sandler. Apesar de já ter participado de outros filmes mais sérios (Embriagado de Amor ou Reine Sobre Mim), suas características fizeram com que a gente se acostumasse com os seus personagens em comédias (algumas delas bastante razoáveis e engraçadas).

Não que seja impossível um ator tentar um filme diferente de vez em quando, completamente nada a ver com os seus papeis de costume (aqueles que só fazem comédias, partirem para um drama ou aventura, ou vice versa), mas o costume da audiência costuma rejeitar essas tentativas, a menos que seja um sucesso absoluto. Caso contrário, a estranheza causada pode prejudicar a qualidade da produção.

Aqui o drama engraçadinho não pegou muito bem. O filme é cansativo, lento, cheio de diálogos desnecessários, com uma direção confusa e sem sentido. O produto se tornou um filme que não acrescenta muito à vida de quem o assiste. Muito menos com a sua mensagem há tempos usada e superada. Definitivamente, não vale o preço da locação.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Judd Apatow
Elenco: Adam Sandler, Seth Rogen, Leslie Mann, Eric Bana, Jonah Hill, Jason Schwartzman, Aziz Ansari.
Produção: Judd Apatow, Jack Giarraputo, Evan Goldberg, Seth Rogen, Adam Sandler
Roteiro: Judd Apatow
Fotografia: Janusz Kaminski
Trilha Sonora: Jason Schwartzman
Duração: 146 min.
Ano: 2009
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Universal Pictures
Estúdio: Apatow Productions / Columbia Pictures / Universal Pictures / Mr. Madison Productions

Nenhum comentário: