quarta-feira, 7 de julho de 2010

Anima Mundi 2010 divulga trabalhos introspectivos

Para fazer parte do Anima Mundi é só seguir a seguinte fórmula: junte criatividade com sentimentos pessoais retraídos e jogue no liquidificador. Revolta, reflexões amorosas, introspecção sobre algo socialmente não resolvido, enfim, tudo aquilo que poderíamos falar e não conseguimos, os artistas expressam através de suas animações fantásticas.Nesta segunda (05/07), a imprensa foi apresentada a alguns curtas que estarão no Festival, que começará dia 16/07, no Rio de Janeiro, e virá para São Paulo no dia 28/07.


Dentre eles está Teclópolis, do argentino Javier Mrad. Um desenho que realmente merece nossa atenção por sua complexidade. Nele vemos um país feito de teclados, mouses e ferro velho. Um trabalho de 12 minutos em stop motion.


Para quem não conhece a técnica, stop motion é um tipo de animação em fotograma filmado quadro a quadro. Normalmente utilizam-se desenhos em papel ou no computador, ou a massa de modelar. No cinema, o material utilizado tem que ser mais resistente e maleável, visto que os modelos têm que durar meses, pois para cada segundo de filme são necessários aproximadamente 24 quadros (frames). Trabalhoso mesmo. Nessa hora o artista precisa dar um tiro certo, o que na maioria das vezes acaba acontecendo.


Além de Teclópolis, você poderá conferir também o trabalho expressivo de outros grandes artistas, como por exemplo, o do alemão Maurice Hübner, Make Down. Também feito em stop motion, o filme de 03min 40s mostra uma mulher mascarada que tem sua face alterada de diversas maneiras.


É covardia citar apenas alguns dos participantes do Anima Mundi, mas essa é apenas uma palhinha do que você poderá assistir durante o Festival. A programação ainda não foi divulgada.


Por Vanessa Ribeiro, em 05/07/2010 no link http://cinema.cineclick.uol.com.br/noticia/carregar/titulo/anima-mundi-2010-divulga-trabalhos-introspectivos/id/27060

Nenhum comentário: