sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O voo

274076O voo surgiu como um filme inovador, com a aposta de mais uma grande atuação do excelente Denzel Washington, que balançaria os espectadores em todos os cinemas. Fato é que O voo é, de verdade, um grande filme. Ele cria um herói, e em seguida escancara todo o lado sujo desse herói. O drama que segue ao longo de toda a história é real, é atual, e funciona para a reflexão que o filme provoca.

O lado técnico do filme merece um destaque especial. A fotografia da produção é muito bem feita (com belas locações, boa qualidade visual, boas tomadas), com efeitos visuais de primeiríssima linha, que combinados à seleção musical consegue oferecer entretenimento de altíssima qualidade.

No elenco, além de Denzel, nomes como James Badge Dale, Don Cheadle, John Goodman, Kelly Reilly e Bruce Greenwood, preenchem com maestria as posições como personagens dessa bela trama. Cada um, ao seu modo, consegue acrescentar grande valor ao filme, e influenciam em cada detalhe do roteiro.

Roteiro que é muito bem amarrado, que não se prende a detalhes desnecessários e que, no geral, dita a regra ágil da narrativa. Toda a história segue em um ritmo alucinante, que não deixa o espectador pensar em dormir nem por um instante. Além disso, a história é muito bem construída. Consegue transportar o espectador para dentro do filme e vivenciar de pertinho a tragédia apresentada.

No filme, Whip Whitaker (Denzel Washington) é um experiente piloto de avião, que por milagre aterrissa sua aeronave depois de uma catástrofe em pleno ar, salvando quase todos os passageiros a bordo. Depois do acidente, Whip é considerado um herói, porém, na medida em que mais fatos se tornam conhecidos, mais perguntas do que respostas surgem sobre quem ou o quê realmente estava errado e o que, na verdade, aconteceu naquele avião.

Um bom filme, um drama de alta qualidade, que consegue oferecer boas doses de entretenimento ao seu espectador. Detalhe especial à sequência da queda do avião. Não estragarei surpresa nenhuma, mas é de arrepiar. Imperdível!!! Elenco de primeira, excelente seleção musical, grandes efeitos especiais e uma ótima fotografia fazem parte desta bela produção. A mensagem que é pano de fundo de toda a trama também provoca uma reflexão muito válida. Excelente pedida para quem procura um filme inteligente, mesmo se você não é fã do gênero.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Robert Zemeckis
Elenco: Denzel Washington, James Badge Dale, Don Cheadle, John Goodman, Kelly Reilly, Bruce Greenwood, Melissa Leo, Nadine Velazquez, Tamara Tunie, Garcelle Beauvais, Rhoda Griffis, Brian Geraghty, Adam Tomei, Michael Beasley, Kwesi Boakye, Bethany Anne Lind, Justin Martin, Adam C. Edwards, Steve Coulter, Ric Reitz, Philip Pavel, Tommy Kane, Boni Yanagisawa, Jackson Walker, Brian F. Durkin, Candace Blanchard, E. Roger Mitchell, Cabrenna H. Burks, Jason Benjamin, Tammy Luthi Retzlaff, Tara Jones, Miles Mussenden, L. Stephanie Ray, Carter Cabassa, Holly Firfer, Kevin Michael Murphy, Joel Rogers, Sharon Blackwood, John Crow, Thomas Elliott, J.T. Seidler, Harley Shellhammer, Dane Davenport, Gregory Marshall Smith, Ted Huckabee, Charlie E. Schmidt, Curtis Gammage, Anthony B. Harris, Todd Maynor, Al G. Sillah, Marie Keefe, Keith Ratchek, Tony D. Sims, Jennifer Olympia Bentley, Miller Carbon, Charles Casey, Jill Jane Clements, Alonzo Cook, Bradford Haynes, Zack Kibria, Camille Murray, Timothy Scott, Tony D. Sims, Jermaine Thomas
Produção: Laurie MacDonald, Walter F. Parkes, Jack Rapke, Steve Starkey, Robert Zemeckis
Roteiro: John Gatins
Fotografia: Don Burgess
Trilha Sonora: Alan Silvestri
Duração: 138 min.
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Estúdio: Paramount Pictures / Parkes/MacDonald Productions
Classificação: 14 anos

Nenhum comentário: