sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Nova York sitiada

Nova York sitiada é uma produção tensa, daquelas que aposta na violência contra os americanos, e seu suor, sua ética, sua batalha contra forças internas e externas, para se livrar do mal. Apesar de todo o nacionalismo exacerbado, o filme é funcional, e garante bom entretenimento ao seu espectador.

Cheio de clichês, lugares comuns, e tantos outros detalhes que você já viu, reviu, e repetiu incansavelmente em diversas produções em prol dessa vitória americana, Nova York sitiada segue toda essa linha, mas cria uma atmosfera de suspense que é agradável, e que consegue prender a atenção do espectador.

Denzel Washington, Annette Bening e Bruce Willis encabeçam a lista do elenco, e trabalham sem ofuscar o brilho de cada um. A surpresa fica na descoberta de quem é o herói, ou quem é o vilão, ou contra quem, de fato, eles estão brigando.

O filme vai bem nas sequências de perseguição e na dose de ação. Difícil não dizer que em alguns momentos, a produção parece ter antecipado alguns dos acontecimentos de 11 de setembro de 2001 (3 anos após o lançamento da produção). Com efeitos bem chocantes, o filme exagera um pouco nos diálogos apaixonados e na ideia de vender a justiça americana como a mais correta de todas. Enfim, parece mesmo uma produção para convencer (e se convencer) de sua capacidade.

No filme, um líder muçulmano é preso pelo exército americano e, em represália, terroristas começam uma série de atentados em Nova York. O FBI e a CIA, chefiados por Anthony Hubbard (Denzel Washington) e Elise Kraft (Annette Bening), unem-se para capturar os responsáveis pelas explosões. Mas os ataques continuam, o exército toma a cidade e é declarado estado de sítio. Só que imigrantes e americanos de origem árabe começam a ser presos à torto e à direita, levantando opositores e colocando a situação fora de controle.

Uma produção interessante, mas que investe em diversas passagens e elementos de conhecimento comum, apresentados em tantos outros filmes. Um elenco bem razoável, que soube mesclar grandes nomes sem ofuscar estrelismo. O filme investe em boas doses de ação e perseguição, em uma trama que é bem construída, com certa tensão, na medida certa prender a atenção do espectador. É um filme interessante, mas poderia ser ainda melhor se abandonasse o heroísmo americano. Ainda assim, é uma grande pedida, e divesão certa para quem curte boa ação em uma produção de conflitos internacionais.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Edward Zwick
Elenco: Denzel Washington, Annette Bening, Bruce Willis, Tony Shalhoub, Sami Bouajila, David Proval.
Produção: Edward Zwick, Lynda Obst
Roteiro: Lawrence Wright, Menno Meyjes, Edward Zwick
Fotografia: Roger Deakins
Trilha Sonora: Graeme Revell
Duração: 115 min.
Ano: 1998
País: EUA
Gênero: Ação
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Classificação: 12 anos

Nenhum comentário: