quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Festival reúne grandes nomes em busca de espaço


Começa nesta quarta-feira (29/8) o 69º Festival de Veneza, com nomes uma mistura de nomes consagrados, como Brian de Palma, Paul Thomas Anderson, Terrence Malick, Takeshi Kitano e recentes com Selena Gomez e Vanessa Hudgens e Zac Efron. Ao todo, 50 filmes estreiam no evento.
O thiller político, The Reluctant Fundamentalist, dirigido pela indiana Mira Nair e baseado em best-seller homônimo de Mohsin Hamid, abre o mais antigo festival de cinema no mundo. A trama mostra as contradições de um jovem paquistanês que persegue um sonho em Wall Street ante o fanatismo após os atentados de 11 de setembro de 2011.

Não há nenhum filme latino-americano na cada vez mais compacta seleção da competição , que começa nesta quarta e vai até 8 de setembro. São 18 longas-metragens, enquanto no ano passado, foram 23. Em 2011, aconteceu a mesma coisa: nenhum competidor latino.

A mostra competitiva tem alguns filmes bastante esperados, como The Master, de Paul Thomas Anderson (Magnólia), sobre um culto religioso que se assemelha com a Cientologia, e Passion, de Brian de Palma (Scarface), sobre uma jovem executiva que planeja vingança depois que sua chefe e mentora rouba uma ideia sua.

James Franco, Selena Gomez e Vanessa Hudgens aparecem em Spring Breakers,roubar uma lanchonete para pagar as férias. Fora de competição, serão exibidos The Company You Keep, de Robert Redford, com Shia LaBeouf.

O curta-metragem brasileiro O Afinador, de Fernando Camargo e Matheus Parizi, também participa do festival, mas somente na mostra competitiva Horizontes. Além disso, o diretor Spike Lee (Malcom X) será homenageado com o prêmio Jaeger-LeCoultre Glory to the Filmmaker, entregue a  "uma grande personalidade que trouxe inovação ao cinema contemporâneo", anunciou o festival nesta sexta-feira (3/7).

Este ano, Lee exibe, fora da competição, o documentário Bad 25, sobre os 25 anos do álbum Bad, de Michael Jackson.

Veneza tenta a todo custo recuperar o espaço perdido para o festival de Toronto e procura mesclar filmes de grandes estúdios e obras de baixo orçamento de todo o mundo, ingredientes vitais para a sobrevivência do festival que, este ano, lança um pequeno mercado cinematográfico para ajudar a competir com Cannes e Berlim, cuja chave para o sucesso é a compra e venda de filmes.
O 69º Festival de Cinema de Veneza acontece até 8 de setembro.

Nenhum comentário: