sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Velozes e Furiosos 5 - Operação Rio



Velozes e Furiosos sempre foi uma série de filmes para os fanáticos por carros, velocidade, adrenalina, e mecânica (muitos turbos, elementos de tunning e penduricalhos para transformar seu possante). E sempre foi o que mais chamou a atenção para o filme. Suas corridas absurdas, em desfiladeiros, garagens em formato de caracol, saltos sobre pontes, e por aí vai. E, por incrível que pareça, foi o que mais faltou no quinto filme da série. Carros e velocidade.

Por falar em velocidade, o filme é o mais lento de todos já lançados. Muitos diálogos, muitos detalhes desinteressantes, muita bobagem para encher a cena, cheio de gordurinhas. O que chega a ser cansativo.

Ao menos Vin Diesel e Dwayne Johnson estão fazendo o que realmente sabem. Filmes de ação, com ação de verdade. E não seus papéis como babás ou fadas. Nisso o filme recupera sua força. O elenco é o mesmo do primeiro capítulo, o mais aclamado. E com isso consegue dar alguma graça à produção.

Desnecessário dizer que o filme é (virtualmente) rodado no Brasil. Virtualmente pois nem tudo o que aparece lá é, de fato, no Rio de Janeiro. Para começar os carros. Todos americanos, com placas de algum outro lugar. Também temos o velho hábito de achar que os brasileiros falam espanhol, ou em alguns casos, o português de Portugal. O filme arrisca ainda a dar uma aula de história, mas não chega a ser muito brilhante. Nem mesmo quando destaca diferenças "culturais" entre Brasil e Estados Unidos.

Independente desses elementos, o grande ponto fraco é a falta de ação. Fraca em muitos momentos, e visivelmente encenada em outros. E lá se vai o foco em atrair o espectador por toda a adrenalina que era antes oferecida.

No filme, Dom (Vin Diesel) e Brian (Paul Walker) firmaram uma parceria que os obrigou a fugir da polícia constantemente. Escondidos no Rio de Janeiro, eles têm mais uma missão a ser cumprida e, então, ganhar a desejada liberdade. No entando, nada disso segura a sede de sangue de um empresário corrupto, que deseja vê-los mortos. Nessa luta contra o empresário e em busca de suas liberdades, a dupla enfrenta o competente agente federal Lucas Hobbs (Dwayne Johnson), que está à caça de Dom e Brian com uma única arma: seu instinto, já que está cada vez mais difícil distinguir mocinhos e vilões.

Um filme interessante para quem busca entretenimento sem muitas firulas ou uma trama muito elaborada. A produção abusa de cenas sem sentido (vide a cena de perseguição em que não existem outros carros nas ruas), e diálogos para explicar algo que poderia ser trocado por uma boa corrida de carros. O elenco funciona bem, mas se perde em uma trama que está preocupada com os detalhes e não com a ação.

Apesar de insinuarem uma continuação, creio que será necessário algum esforço extra para colocar a série Velozes e Furiosos de volta aos trilhos. Para os fãs, ou não, fica a recomendação de assistirem sem muitas expectativas. O filme diverte, mas não consegue encher os olhos do espectador.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Justin Lin
Elenco: Dwayne Johnson, Vin Diesel, Paul Walker, Jordana Brewster, Tyrese Gibson.
Produção: Vin Diesel, Michael Fottrell, Neal H. Moritz
Roteiro: Chris Morgan
Fotografia: Stephen F. Windon
Trilha Sonora: Brian Tyler
Duração: 134 min.
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Ação
Cor: Colorido
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Estúdio: Original Film
Classificação: 14 anos

Nenhum comentário: